Sábado, 06 de Março de 2021
75 98175-0580
Cultura Festa de São Gonçalo

Prefeitura de São Gonçalo realiza Expo Lavagem

O público que compareceu ao local da exposição teve a oportunidade de banhar-se com a água de cheiro

15/01/2021 09h19 Atualizada há 2 meses
Por: São Gonçalo Agora
Fotos: Daniele Freitas
Fotos: Daniele Freitas

Recordar é tornar viva as tradições. Nessa quinta-feira (14), dia em que seria a tradicional Lavagem do Padroeiro, a Prefeitura de São Gonçalo dos Campos, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, realizou a "Expo Lavagem", no Coreto da Praça da Matriz, mostrando as tradições populares do município. Por conta da pandemia, a festa de rua não pode ocorrer neste ano.

O público que compareceu ao local da exposição teve a oportunidade de banhar-se com a água de cheiro, mistura da água que vem da Fonte da Gameleira e a alfazema, para não quebrar a tradição. Muitos aproveitaram para tirar fotos com as baianas e os personagens de blocos, além de ficarem emocionados ao se reconhecerem nos painéis fotográficos.

A integrante do Bloco das Baianas há 09 anos, Celeste Ribeiro, lembra que, caso não tivesse a pandemia, o povo estaria alegre percorrendo as ruas da cidade ao som da Filarmônica Lira Sangonçalense. "Tinha um ponto de encontro na Escola Municipal Arthur Magalhães, chamada Ruivinha. Todas as baianas se reuniam ali, com o vaso de barro, a água de cheiro, as angélicas, flores brancas, a gente ia contagiando naquela alegria e o povo ia se aproximando, aderindo ao bloco", relembrou.

A moradora, Ana Carolina Falcão, conta que ficou emocionada com a exposição porque nasceu no período da Lavagem e curte a festa desde a barriga da mãe. "Nasci no mês em que a festa de São Gonçalo estava bombando que é fevereiro. Na época, a festa variava entre janeiro e fevereiro. Se não fosse a pandemia, eu ia curtir a lavagem, sempre marcava com alguns amigos, tomava banho de água de cheiro, do carro-pipa quando tinha o carro-pipa. Era aquela alegria, aquela folia. O dia que eu mais gosto era quinta-feira, dia da lavagem, e sábado, dia dos blocos. Eu acho sensacional.", argumentou.

Segundo a idealizadora da ação, Ana Cristina Martins, a cidade pode ser resumida em fé e festa. "Quando as pessoas falam que a festa de São Gonçalo tem a parte profana, eu discordo, porque o que a gente vê aqui é festa popular. É o popular se encontrando com a fé", pontuou.

Martins destaca que é amante da história do município e questionava o porquê aprendia a história de tantos outros lugares no período da escola e não conhecia a do seu próprio município. "A ideia é relembrar, de forma segura, a tradição popular da cidade. Olhando as fotos, as pessoas estão expressando, de forma verbal, o sentimento de fé e devoção que carregam dentro de si", relatou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Gonçalo Agora
Sobre São Gonçalo Agora
Blog ligado ao site São Gonçalo Agora, também responsável por propagar as mais variadas informações de São Gonçalo dos Campos, na Bahia, e todo o País. Criado maio de 2010, o São Gonçalo Agora está entre os mais acessados, tendo já acumulado cerca de mais de 15 milhões de acessos, motivo pelo qual está sempre em primeiro lugar nas pesquisas realizadas na cidade.
São Gonçalo dos Campos - BA

São Gonçalo dos Campos - Bahia

Sobre o município
São Gonçalo dos Campos é um município brasileiro do estado da Bahia, localizado a 108 km da sua capital, Salvador, localizada na Região Metropolitana de Feira de Santana. Sua população em 2018 era de 37 139 habitantes, sendo o terceiro município mais populoso da RMFS. Conhecida como cidade Jardim, pelo seu alto índice de arborização e árvores centenárias. É banhado pelo Rio Jacuípe e possui uma vegetação que alterna Florestas Tropicais e Cerrados. Está geograficamente no recôncavo baiano.
São Gonçalo dos Campos - BA
Atualizado às 14h07 - Fonte: Climatempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

28° Sensação
10.2 km/h Vento
36.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Segunda (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias