CSGC---INSTITUCIONAL---BANNER-SITE-790x90px
CSGC---INSTITUCIONAL-MELHOR-COM-VOC---BANNER-SITE-790x90px
Festa de São Gonçalo

Festa de São Gonçalo 2020 se aproxima; confira a programação religiosa

A programação com os festejos culturais ainda será divulgada pela prefeitura. A tradicional Lavagem de São Gonçalo acontece em 16 de janeiro, mesmo dia da Lavagem do Bonfim em Salvador.

23/12/2019 16h15
Por: Sandro Araújo

2019 chega ao fim e a paróquia de São Gonçalo de Amarante, em São Gonçalo dos Campos, Bahia, já se prepara para seu novenário logo no início do ano novo. É a Festa em Louvor ao Santo padroeiro, São Gonçalo de Amarante.

A "Festa de São Gonçalo 2020", programação religiosa, já começa no dia 2 de janeiro, primeira quinta-feira do ano, com a "Tarde de Adoração e Missa Cura e Libertação". No dia 4, um sábado, é a vez do "Bando Anunciador", às 17h, com o anúncio dos festejos pelas ruas da cidade. E assim, a festa vai ganhando "corpo", preparativos a "1.000 por hora", no dia 7 de janeiro é chegada a hora da "Dedicação ao Templo", estamos falando da " limpeza e Arrumação da Igreja Matriz". Em seguida, no dia 8/01, o último ato antes do novenário, que é "Caminhada Luminosa", às 19h, momento em que centenas de fiéis se deslocam até a comunidade da Cruz para a celebração da Santa Missa na capela daquele local.

História - "Segundo a história, com o aparecimento de uma imagem do Santo São Gonçalo na área denominada Campos da Cachoeira, no início do século XVIII, foi construído então uma capela com o nome de São Gonçalo do Amarante, em torno da qual se formou um arraial de Jesuítas e Nativos. O Município criado então, com os territórios das freguesias de São Gonçalo dos Campos da Cachoeira e de Nossa Senhora do Resgate das Umburanas, que foram desmembrados de Cachoeira por Lei Provincial de 28.07.1884, chamando-se então São Gonçalo dos Campos".

Novenário - O Novenário, que é bastante esperado pelos fiéis, terá início no dia 9/01, às 20h, e segue até o dia 17/01. Dia 10 de janeiro é feriado municipal, dia do Santo Padroeiro. O dia 16/01 também é muitíssimo esperado por todos, dia de abertura dos festejos culturais com a grande "Lavagem de São Gonçalo", onde milhares de pessoas são conduzidas alegremente ao som da centenária Filarmônica Lira Musical São Gonçalense puxando o bloco das baianas pelas principais ruas da cidade. Neste dia costuma haver shows durante o dia e após o novenário. A programação com as bandas ainda será divulgada pela Prefeitura Municipal que tem a presidência da festa.

O sábado dia 18/01, é o dia da Solene Celebração Votiva a Nossa Senhora do Amparo, co-padroeira dessa paróquia. Um dia também de muita manifestação cultural, com os desfiles de vários blocos culturais, alguns com a apresentação de bandas em trio elétrico pelas ruas do centro da cidade.

O domingo é despedida, encerramentos de toda a festa, neste dia (19/01), os atos começam cedo. 5h da manhã tem "Alvorada" com fogos de artifícios; 9h "Solene Celebração Eucarística", presidida pelo Arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro; 17h a "Solene Procissão e Bênção do Santíssimo Sacramento", e por fim, às 19h, show católico.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias