HJ STOREBR - super banner topo
Vacinação

Secretaria de Saúde promove dia D contra gripe em São Gonçalo dos Campos

A meta é vacinar 8.566 pessoas, equivalente a 90% do público-alvo.

03/05/2019 17h38Atualizado há 1 mês
Por: Sandro Araújo

Neste sábado, 04, a Secretaria Municipal de Saúde promove o Dia D  de mobilização contra gripe em São Gonçalo dos Campos. Com isso, todas as unidades de saúde estarão abertas para vacinar as pessoas dos grupos prioritários.

Até o momento, 83% das 27400 doses recebidas foram aplicadas. A meta é vacinar 8.566 pessoas, equivalente a 90% do público-alvo. Segundo o coordenador da vigilância epidemiológica, Leonardo Magalhães, a vacina é recebida por etapas e cada semana configura uma etapa. Entretanto, para receber novas doses dentro desse período é necessário que as unidades consigam atingir mais de 80%, o que não tem sido um problema para o município de São Gonçalo dos Campos.

Devem receber a dose crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos; grávidas em qualquer período gestacional; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Neste ano, a secretária municipal de saúde, Jaqueline Porto, destaca uma novidade, a inclusão dos profissionais de segurança. O grupo inclui policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

Para efetuar a vacinação,  os munícipes devem se deslocar a qualquer unidade de saúde portando a caderneta de vacinação, RG e cartão do SUS. O indivíduo que perdeu o cartão de vacina pode ir com a identidade e cartão do SUS e fazer o cartão de vacina no PSF local.

Sobre a Influenza

É uma doença sazonal mais comum no inverno, que causa demais epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.

Campanha

Começou no dia 10 de abril com a primeira fase que contemplou apenas crianças, gestantes e puépureas. A partir do dia 20 de abril, a campanha foi aberta para todo os grupos prioritários e segue até o dia 31 de maio.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias