HJ STOREBR - super banner topo
PAGSEGURO anúncio home
Dia de Finados

Centenas de fiéis participam da 1ª celebração ao Dia de Finados em São Gonçalo dos Campos

Os Distritos de Afligidos e Mêrces, mais os povoados de Brotas e Santana também contarão com celebrações.

02/11/2019 09h16Atualizado há 3 semanas
Por: Sandro Araújo
Fotos: Sandro Araújo
Fotos: Sandro Araújo

Centenas de fiéis participaram na manhã deste sábado, 02, às 7h, da missa de finados no Cemitério Municipal de São Gonçalo dos Campos. O celebrante foi o Pároco Pe. José Augusto, que logo após o encerramento no cemitério, se deslocou para a Igreja de Mercês, onde também celebra às 9h a terceira missa deste feriado e Dia de Finados. Na Matriz, a celebração que acontece também às 9h, tem como celebrante o Pe. José Carlos.

Outras celebrações ocorrerão no Distrito de Mercês, às 9h; povoado de Santana de Itaquari às 11h; Distrito de Afligidos às 15h e povoado de Brotas às 16h, todos na zona rural do município.

O Dia de Finados ou Dia dos Mortos é celebrado anualmente em 2 de novembro. No Brasil, esta data é um feriado nacional.

A celebração de Finados é muito importante para algumas religiões, principalmente para os católicos, pois se presta homenagem a todos os entes queridos que já morreram.

Nesta data, o movimento nos cemitérios é intenso, pois muitas pessoas vão deixar flores e fazer orações nos túmulos de familiares ou amigos que já partiram.

Neste dia também é possível fazer acontecer a solidariedade. Como ocorre todos os anos, a Funerária Santos e Souza montou um toldo em frente ao cemitério e distribuiu água mineral gelada e disponibilizou atendimento para aferição de pressão e teste de glicemia.

Origem do Dia de Finados

Desde o século XI, os papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX já recomendavam os cristãos a dedicarem um dia por ano a rezarem por quem já havia falecido e que não era lembrado.

A partir do século XII, o Dia de Finados é celebrado pela Igreja Católica em 2 de novembro.

No entanto, desde o século I os cristãos têm o costume de rezar por seus mortos. Neste período, as pessoas iam às catacumbas e túmulos para rezar pelos que morreram sem martírio, com esperança de terem suas almas salvas.

A partir do século IV, a Igreja começou a incluir em suas celebrações a "Memória dos Mortos" - um momento de orações dedicado a todos os que já faleceram.

O Dia de Finados é celebrado no dia 2 de novembro porque no dia 1º de novembro é comemorado o Dia de Todos os Santos - data que celebra todos os que morreram em estado de graça, mas que não tiveram a oportunidade de serem canonizados ou que não são lembrados em orações por ninguém.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.