HJ STOREBR - super banner topo
PAGSEGURO anúncio home
Outubro Rosa

Dia D encerra campanha do Outubro Rosa em São Gonçalo dos Campos

A equipe de saúde esteve durante o período da manhã oferecendo diversos serviços.

31/10/2019 14h31
Por: Sandro Araújo
Fonte: ASCOM

A Prefeitura de São Gonçalo dos Campos, através da Secretaria de Saúde, promoveu nessa quarta-feira (30), o dia D de prevenção contra o câncer de mama, na Praça Aníbal Pedreira. O câncer de mama é segundo tipo que mais acometem brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino.

A secretária de saúde, Jaqueline Porto, destaca que o mês está acabando, mas a prevenção deve seguir de forma incessante. A equipe de saúde esteve durante o período da manhã oferecendo diversos serviços como atendimento de enfermagem, atendimento médico clínico, odontologia, preventivo, testes rápidos aferição de pressão arterial, teste de glicemia.

O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início. Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum, depois do câncer de pele, e também o que causa mais morte em mulheres.

A secretária municipal de saúde, Jaqueline Porto, explica não ter uma causa única para o câncer de mama. Conforme a secretária, diversos agentes estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres. Entre eles o envelhecimento, pois o risco de ter a doença aumenta com o passar dos anos; histórico familiar de câncer de mama; excesso de peso; consumo de álcool e atividade física insuficiente.

Além de fazer o autoexame e estarem atentas ao próprio corpo, é recomendado que as mulheres façam exames como a mamografia.  No município de São Gonçalo dos Campos, o serviço é ofertado por meio do consórcio com a Policlínica Regional. Para marcar, o interessado deve se dirigir até a secretaria de saúde portando documento de identificação com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e guia de encaminhamento médico.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.