LUDIMILLA DIA 09/10
PAGSEGURO anúncio home
HJ STOREBR - super banner topo
PNLD

Professores da rede municipal compartilham experiências exitosas durante encontro da SME

"Nos constituímos educadores na perspectiva do estudo, das trocas de experiências e no fortalecimento de nossa prática a partir da inserção dos alunos nos processos e a partir da inovação nos trabalhos".

18/10/2019 15h08
Por: Sandro Araújo
Fonte: ASCOM
Imagem: Edilson Cerqueira
Imagem: Edilson Cerqueira

Professores do 4° e 5°anos da rede municipal de São Gonçalo dos Campos, compartilharam experiências exitosas no trabalho com as sequências didáticas do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). O encontro realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação na Escola Reunidas Antônio Carlos Pedreira ocorreu nessa quinta-feira (17).

O PNLD é destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de educação. No início deste ano, o município recebeu do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), uma quantidade de livros suficiente para que todos os alunos pudessem manusear os materiais e a melhor estruturação do trabalho.

O setor pedagógico junto aos professores da rede municipal optaram por executar o planejamento do II ciclo utilizando as obras "A Terra dos  Meninos Pelados" de Graciliano Ramos, "O reizinho mandão" de Ruth Rocha e "A volta ao mundo em 80 dias de Jules Verne". A partir de relatos orais e escritos, cartazes, slides, fotos, vídeos e peça teatral o trabalho foi socializado entre os educadores.

Para a coordenação pedagógica da SME, Edilaine Macêdo, a riqueza do momento reside na reflexão sobre a prática. "Nos constituímos educadores na perspectiva do estudo, das trocas de experiências e no fortalecimento de nossa prática a partir da inserção dos alunos nos processos e a partir da inovação nos trabalhos", pontuou.

Segundo a coordenadora, durante o planejamento das ações literárias, o objetivo era propor novos desfechos. "Não bastava ler esse acervo novo. Queríamos contextualizar, fazer articulações entre os possíveis conteúdos nas entrelinhas, realizar reflexões. A prova que isso e muito mais é possível foi prestigiar os trabalhos apresentados. A rede tem potencial", destacou.

A professora da rede, Patrícia Machado, ensina a turma do 5° ano na Escola Municipal Professor Nelson Pessoa e decidiu utilizar a obra de Graciliano Ramos "A Terra dos Meninos Pelados".
Ela diz que apesar das dificuldades iniciais, o produto final foi gratificante. "Eu procurei fazer um paralelo dessa terra imaginária criada por Graciliano Ramos com a verdadeira terra dos meninos pelados fazendo um paralelo com as crianças que, infelizmente, passam um bom tempo no hospital do câncer tentando combater essa terrível doença em que muitos têm as suas cabeças peladas", argumentou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.