LUDIMILLA DIA 09/10
PAGSEGURO anúncio home
SETEMBRO AMARELO

São Gonçalo: Campanha Municipal alerta sobre a automutilação

Nessa última terça-feira, 17, foi a vez dos alunos do Colégio Municipal João Thiago de Queiroz participarem da roda de conversa sobre automutilação.

20/09/2019 15h04
Por: Sandro Araújo
Fonte: Secom

No mês de setembro, toda a sociedade se mobiliza para intensificar a prevenção ao suicídio. Em São Gonçalo dos Campos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, vem realizando ações para alertar sobre o assunto. Nessa terça-feira, 17, foi a vez dos alunos do Colégio Municipal João Thiago de Queiroz participarem da roda de conversa sobre automutilação.

Automutilação é um comportamento bastante comum principalmente entre os jovens nos dias de hoje. Conforme a psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social, Nayra Brandão, não existe uma idade específica, mas chama a atenção para o faixa etária dos jovens. “A automutilação tem a ver  com a dor que a pessoa vem sentindo. A dor é inerente ao ser humano (todos nós passamos em algum momento da vida dores que não sabemos lhe dá ) por conta disso não existe uma idade específica. Porém esses comportamentos de automutilação são mais comuns entre os jovens com faixa etária de 15 a 29 anos idade, a mesma faixa de alerta do suicídio”, pontuou.

De acordo com a psicóloga, é preciso falar, expressar o que está sentindo e quais situações provocam a dor a fim de prevenir esse comportamento. “As pessoas que cometem a automutilação querem causar uma dor maior nela mesmo para esquecer a dor que está sentindo internamente”, explicou.

Além de receberem informações sobre o Setembro Amarelo, nas rodas de conversas, os estudantes puderam ficar a vontade para tirar dúvidas. Caso precise de ajuda ou conheça alguém que esteja com ideia suicida procure as unidades de saúde, como o CAPS e o Hospital Municipal e os equipamentos da assistência social como o CREAS e o CRAS. Falar é a melhor opção.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.