LUDIMILLA DIA 09/10
PAGSEGURO anúncio home
CACHOEIRA

9ª edição da Flica tem destaque para programação juvenil

A Flica acontece entre os dias 24 e 27 de outubro na histórica cidade do Recôncavo Baiano.

20/09/2019 14h55
Por: Sandro Araújo
Fonte: Secom/BA

O lançamento da 9ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) aconteceu na tarde desta quinta-feira (19), no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, com a presença do governador Rui Costa. A Flica acontece entre os dias 24 e 27 de outubro na histórica cidade do Recôncavo Baiano. O evento tem patrocínio do Governo do Estado com realização da iContent e Cali. Além destes, recebe apoio institucional da Rede Bahia e da prefeitura de Cachoeira. Durante o ato de lançamento, o governador Rui Costa pontuou a relevância e contribuição do evento para o cenário cultural baiano.

“A Flica é uma ‘semente do bem’, que fez com que nascessem várias festas literárias na Bahia. E é um sucesso, que vem dessa vez inovando, com uma linguagem que dialoga com a juventude. Eu espero que esta edição possa, mais uma vez, incentivar a participação dos nossos jovens da rede estadual”, afirmou o governador Rui Costa.

A cerimônia de lançamento reuniu o coordenador geral da Flica, Emmanuel Mirdad, a curadora da festa, Kátia Borges, e a grande homenageada deste ano, a escritora soteropolitana Gláucia Lemos, que comemora 40 anos de lançamento do seu primeiro livro publicado.

“Ser homenageada na Flica é um presente que torna ainda mais alegre esse meu aniversário na literatura, pois a Flica é um acontecimento cultural de um significado enorme, porque nós não temos muita oportunidade de mostrar o trabalho de literatura no nordeste”, afirmou Gláucia.

Durante os dias de Festa Literária, o Governo do Estado realiza diversas atividades que estarão concentradas na Fundação Hansen Bahia. No espaço acontecem ações vinculadas às áreas de educação e cultura, cidadania e turismo. Serão 10 mesas de debates na programação e a expectativa é receber mais de 35 mil pessoas nessa nona edição. A programação completa da Flica 2019 já está disponível no site do evento.

“Nesta edição o público vai encontrar, mais uma vez, diversidade de opções nas mesas de debates, todas inteiramente gratuitas. Pela primeira vez a gente vai ter a programação juvenil, graças também ao apoio do Governo da Bahia, que está com a gente desde a primeira edição. A gente fica muito feliz porque investir em cultura é investir no povo. Não só na geração de emprego e renda, como na valorização das pessoas, da cidade, do local”, comenta o coordenador geral da Flica, Emmanuel Mirdad.

A Flica oferece uma programação totalmente gratuita e aberta ao público de todas as idades e deve reunir expoentes da literatura nacional e internacional em mesas de debates, sessões de bate papo, entre outros. Em mais uma edição será realizada a Fliquinha, voltada ao público infantil. A novidade deste ano fica por conta da atração ‘Geração Flica’, na qual irão se apresentar autores que se destacam junto ao público jovem.

“A gente criou esse espaço mesmo com a idéia de atrair o jovem da Flica e da literatura. Durante a curadoria, a gente quis, de fato, abordar a literatura em diversos aspectos, com autores que atuam no âmbito digital, vamos falar sobre adaptações de livros pro cinema e teatro, além de autores que escrevem poesias no Instagram e lançaram livros”, conta curadora do espaço Geração Flica, Barbara Sá.

A homenageada

A escritora Gláucia Maria de Lemos, nascida em Salvador, Bahia, é autora de vários títulos de literatura infanto-juvenil, como a coleção ‘Marujo Verde’, além de contos, ensaios, resenhas e romances, alguns dos quais premiados ‘O Riso da Raposa’, pela Academia de Letras da Bahia, em 1985, ‘A Metade da Maçã’, pela Secretaria de Cultura do Recife, em 1988, ‘As Chamas da Memória’ pela União Brasileira de Escritores - Rio de Janeiro, em 1990 e ‘Bichos de Conchas’, vencedor do II Prêmio de Literatura da UBE/Scortecci, em 2007. A maior parte da sua obra é publicada no estilo prosa, com exceção do livro de poesia infantil ‘O Cão Azul’.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.