PAGSEGURO anúncio home
SETEMBRO AMARELO

Campanha municipal aborda o perigo do cyberbullying

A psiquiatra alerta que o primeiro pensamento do suicida não é acabar com a própria vida, é acabar com o sofrimento.

12/09/2019 15h47
Por: Sandro Araújo
Fonte: ASCOM

Durante todo este mês, a Secretaria de Saúde junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social está realizando ações para a prevenção do suicídio. Nessa quarta-feira (11), a psiquiatra Renata Mazza junto as equipes multidisciplinares do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizou rodas de conversa com alunos do Colégio Polivalente de São Gonçalo dos Campos para debater sobre a dependência digital e o cyberbullyng.

A psiquiatra destaca que o cyberbullying é uma forma de violência e chama atenção dos estudantes para o cuidado ao utilizar os meios digitais. "O cyberbullying é um tipo de violência praticada contra alguém através da internet ou de outras tecnologias relacionados", explicou.

Dentre as consequências do cyberbullying estão os problemas de estômago como a gastrite, distúrbio do sono, transtornos alimentares, depressão, transtornos de ansiedade, dor de cabeça, falta de apetite e os pensamentos destrutivos como o desejo de morrer.

A psiquiatra alerta que o primeiro pensamento do suicida não é acabar com a própria vida, é acabar com o sofrimento. Dessa forma , a automutilação é uma dor provocada para aliviar a dor da alma. "Antes da dor da alma crescer a gente precisa cuidar", ressaltou.

Além de receberem informações sobre o Setembro Amarelo, nas rodas de conversas, os estudantes puderam ficar a vontade para tirar dúvidas. Caso precise de ajuda ou conheça alguém que esteja com ideia suicida procure as unidades de saúde, como o CAPS e o Hospital Municipal e os equipamentos da assistência social como o CREAS e o CRAS. Falar é a melhor opção.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.