ARROCHA PRIME - SUPER BANNER TOPO
SÃO GONÇALO

Mãe denuncia retirada de medicamento vencido no CAPS

A Secretaria de Saúde confirmou a falha e já fez a remoção e troca do medicamento.

15/08/2019 11h29
Por: Sandro Araújo
Fonte: São Gonçalo Agora

O caso foi denunciado por Jéssica dos Santos moradora do Xavante localidade rural de São Gonçalo dos Campos. Segundo Jéssica, seu filho de iniciais J.N.R, de 2 anos e 9 meses, faz uso do medicamento “Valproato de Sódio”, indicado como monoterápico ou como terapia adjuvante ao tratamento de pacientes com crises parciais complexas, que ocorrem tanto de forma isolada ou em associação com outros tipos de crises.

O medicamento vencido foi retirado no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no dia 16 de julho. Jéssica relatou que pegou quatro frascos, fez uso de um completo e já estava no segundo quando essa semana o pai da criança por curiosidade olhou a validade e viu o vencimento em abril de 2019 (V04/2019). Jéssica disse que falhou em não ter conferido, mas nunca imaginou que deixariam medicamento vencido para entregar a pacientes.

Nessa terça-feira, 13, a mãe da criança voltou ao CAPS e fez a troca do medicamento, e retirou todos válidos. No mesmo dia teve a necessidade de levar a criança para o Hospital Estadual da Criança (HEC) em Feira de Santana, depois de ter sido informada que o filho acordou com um lado do rosto inchado. A criança ficou internada e teve alta na tarde dessa quarta-feira, 14. Não obtivemos informação se o inchaço foi proveniente da medicação vencida, mas ao informar o ocorrido à médica no HEC, Jéssica disse que foi rapidamente orientada a tomar muito cuidado.

Em contato com a assessoria de comunicação (Ascom) da prefeitura municipal, o SGAGORA foi informado que “infelizmente é procedente a retirada do medicamento vencido através do CAPS”. A secretária de saúde Jaqueline Porto confirmou a informação e disse que o medicamento foi removido do estoque e já substituído. Uma varredura também foi realizada em todos os medicamentos para que o mesmo caso não volte a acontecer.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.