ARROCHA PRIME - SUPER BANNER TOPO
CEFIR

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realiza encontro informativo para comunidades rurais

O município vai efetuar mais 400 Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR) gratuitos.

13/08/2019 14h27
Por: Sandro Araújo

Na manhã desta terça-feira, 13, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEMA) realizou um encontro com as lideranças comunitárias do município para informar sobre a Declaração de Aptidão (DAP), o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR), o acesso ao crédito rural e os outros benefícios voltados para os produtores rurais.

De acordo com a representante do Bahiater, Maria Leonel, a DAP só é concedida ao produtor rural. " É um documento muito importante. Com ele na mão você chega no Banco do Nordeste e tira um empréstimo. Tem que ter o documento da terra", pontuou.

O secretário municipal de agricultura e meio ambiente, Antônio Maia, destaca a importância de fazer a DAP.  "É como fazer o CPF do agricultor. Tudo hoje precisa desse documento". O secretário  ainda frisou a necessidade da realização: "para ter acesso a qualquer política pública está sendo cobrado tanto a DAP como o CEFIR".

Segundo o coordenador de serviço de campo da GT1 + MAB (Consórcio responsável pela execução do CEFIR no estado da Bahia), Diácono Domingos Alves, o município vai efetuar mais 400 cadastros gratuitos. A previsão é que o processo seja feito com agilidade para melhor atender a demanda dos produtores rurais.

Para realizar a DAP, é necessário ser produtor rural, maior de 18 anos com unidade familiar formada. Além de documentos pessoais, tem que ter o documento da terra.

O interessado em fazer o cadastro CEFIR deve portar o documento de identidade com foto, CPF e o documento da terra. O processo será feito nas localidades conforme cronograma disponibilizado pela SEMA as lideranças comunitárias do meio rural.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.