LUDIMILLA DIA 09/10
PAGSEGURO anúncio home
UFRB

Bolsonaro nomeia último nome da lista tríplice como reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano

De sete reitores nomeados por Bolsonaro, dois não estavam no topo da lista elaborada pela própria universidade.

01/08/2019 21h50Atualizado há 3 meses
Por: Sandro Araújo
Fonte: G1/BA

O professor Fábio Josué Souza dos Santos foi nomeado, nesta quinta-feira (1º), como o novo reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Santos foi o terceiro colocado na lista tríplice, enviada à Presidência da República há mais de quatro meses.

A nomeação saiu na edição desta quinta do Diário Oficial da União (DOU). O professor terá de ir a Brasília para tomar posse no Ministério da Educação e, só então, assumir o cargo oficialmente.

Fábio Santos vai suceder o reitor Silvio Luiz Soglia, que deixou o cargo no último dia 15. A vice dele, Georgina Gonçalves dos Santos, atuou como reitora em exercício por duas semanas, mas o mandato terminou nesta terça-feira (30) e, deste então, a UFRB está sem reitor.

Georgina foi a mais votada para comandar a UFRB entre 2019 e 2023 – tanto na consulta acadêmica feita aos alunos, quanto na votação do Conselho Universitário para a lista tríplice. A lei prevê que o presidente Jair Bolsonaro pode nomear qualquer um dos três nomes apresentados, sem apresentar justificativa para o nome escolhido.

Até esta quinta, outros seis reitores já tinham sido escolhidos pelo presidente Jair Bolsonaro. Em cinco desses casos, o primeiro colocado da lista tríplice foi nomeado reitor. Na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, o segundo da lista foi escolhido, quebrando uma tradição adotada desde o primeiro governo Lula.

Na terça, o Conselho Universitário da UFRB enviou uma “moção de preocupação” ao Ministério da Educação, pedindo a composição da reitoria para que os cargos não ficassem vazios. No documento, o conselho disse apoiar a nomeação de Georgina Gonçalves dos Santos como nova reitora.

Na votação do Consuni, no fim de fevereiro, Georgina recebeu 17 dos 25 votos de diretores, professores, alunos e técnicos administrativos. A professora Tatiana Velloso ficou em segundo, com 5 votos, e Fábio Josué recebeu apenas 3 votos.

Segundo o site da UFRB, Fábio Josué Souza dos Santos é professor da graduação em “educação do campo”. Como pesquisador, atua nas linhas de memória, história, gestão, currículo e formação de professores nesse tipo de educação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.