ARROCHA PRIME - SUPER BANNER TOPO
135 anos

São Gonçalo dos Campos completa 135 anos de emancipação política

A cidade de São Gonçalo dos Campos comemorou, neste domingo (28), 135 anos.

29/07/2019 11h44Atualizado há 3 semanas
Por: Sandro Araújo
Fonte: Ascom/PMSGC

Os festejos começaram com uma alvorada logo ao amanhecer e, como tradição, às 9h ocorreu a missa solene realizada pelo Pe. José Augusto, na igreja Matriz. Após a missa, seguiu o cortejo ao som da Lira São-Gonçalense até a Câmara Municipal da cidade, onde foram entregues os títulos de cidadãos e Medalhas 28 de julho a várias personalidades que se destacaram realizando ações que elevaram o nome do município. Na câmara municipal houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e do município, realizado pelos deputados federais Cláudio Cajado e Zé Neto, o presidente da câmara, Josué Oliveira, e o prefeito do município, Carlos Germano.

Durante a solenidade na câmara a primeira-dama Stephanie Almeida foi uma das personalidades a receber o título de cidadã são-gonçalense. “Quero agradecer ao vereador Edmundo Borges pelo título de cidadã são-goncalense. Para mim uma grande honra receber essa homenagem. E como primeira dama do município está sendo gratificante poder colaborar com a gestão novos tempos”, comemorou Stephanie acrescentando que como parte das comemorações contribuiu de forma efetiva na realização da Feira Cidadã, "através do meu contato com a primeira dama do estado, Aline Peixoto, fomos beneficiados trazendo mais de 8 mil atendimentos para a população de nossa cidade". Ela agradeceu ao prefeito Carlos Germano, pelo pai, esposo e gestor que é. Stephanie Almeida é natural de Feira de Santana.

O prefeito Carlos de Germano, em seus discursos tanto na igreja, durante a missa, quanto na Câmara Municipal, reafirmou seu compromisso de administrar a cidade com muita dedicação e amor. “Apesar do momento político nacional não está favorável para os prefeitos brasileiros, eu tenho buscado apoios juntos ao governo do estado. Encontrei amigos nesta trajetória, como é o caso do deputado Federal Cláudio Cajado, o presidente da Assembleia Nelson Leal e com o apoio da maioria dos vereadores da cidade estamos conseguindo superar as dificuldades e trazer grandes obras para a nossa cidade. Reformamos totalmente a Fonte da Gameleira, ponto turístico de nossa cidade. Vamos entregar  ainda este ano mais de 200 casas do Programa Minha Casa Minha Vida, o calçamento dos bairros Murilo Leite e Boa Hora, a reforma geral do Hospital Municipal e estamos buscando  junto ao Governador Rui Costa o alargamento da BA 502”, declarou Germano.

Várias autoridades fizeram parte da mesa diretiva, que teve como anfitrião o presidente da Câmara Municipal, Josué Oliveira (Joca). O ex-deputado Ângelo Almeida (representando o secretário de meio-ambiente do estado, João Carlos Oliveira), a médica pediatra Ana Fernanda de Borja Gonçalves Dantas, 54 anos, primeira mulher promovida a patente de tenente-coronel da corporação na Bahia. O nível hierárquico, nunca antes ocupado por alguém do sexo feminino. Ela inclusive foi uma das homenageadas durante a sessão, que também contou com a presença do presidente da assembleia legislativa da Bahia, Nelson Leal, do deputado federal Cláudio Cajado, do deputado federal José Neto, do juiz da comarca de São Gonçalo dos Campos, João Baptista Bonfim Dantas, o vice-prefeito Flávio Barreto (Fau Bulê), além de vereadores, secretários de governo e outras personalidades civis e políticas são-gonçalenses.

As festividades em alusão aos 135 anos de emancipação política de São Gonçalo dos Campos tiveram início na quinta-feira (25) com a Feira Cidadã, promovida pelo Governo do Estado, através das Voluntárias Sociais da Bahia, com o apoio da Prefeitura Municipal. A Feira Cidadã foi até o dia 26/07. No sábado e domingo ocorreu no hospital municipal um mutirão de cirurgias de catarata. Ainda no final de semana ocorreram na praça da Estação procedimentos odontológicos, além de mamografia, preventivos e ultrassonografia. No sábado (27), à noite, foram realizados shows musicais na rua Tancredo Neves. As comemorações foram encerradas no domingo com shows das bandas Lambasaia, Kixote é Esse, Black Menta, Luziel e Balanço Gostoso,  na rua Tancredo Neves.

Sobre São Gonçalo

A história da cidade se deu pelo aparecimento de uma imagem do Santo São Gonçalo na área denominada Campos da Cachoeira, no início do século XVIII, onde foi construída uma capela com o nome de São Gonçalo do Amarante, em torno da qual se formou um arraial de jesuítas e nativos. O Município criado então, com os territórios das freguesias de São Gonçalo dos Campos da Cachoeira e de Nossa Senhora do Resgate das Umburanas, foram desmembrados de Cachoeira por Lei Provincial de 28.07.1884, chamando-se então São Gonçalo dos Campos. Em 1931, teve o nome simplificado para São Gonçalo, mas em 1943 retomou a denominação atual.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.