LUDIMILLA DIA 09/10
PAGSEGURO anúncio home
Formação Continuada

Educadores dialogam sobre Avaliação Diagnóstica durante encontro de formação em Feira de Santana

É uma formação essencial para crescer e fortalecer o aprendizado”, afirmou a gestora Regina Borja, do Colégio Polivalente de São Gonçalo dos Campos.

16/07/2019 15h08
Por: Sandro Araújo

Coordenadores Pedagógicos que atuam no Território de Identidade do Portal do Sertão participam hoje (terça-feira, 16) do segundo dia do Encontro de Formação para Gestores Escolares e Coordenadores Pedagógicos, que tem como objetivo dialogar sobre a Avaliação Diagnóstica da Rede Estadual. A atividade, que acontece em Feira de Santana, integra o calendário de Formação Continuada promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC).

A agenda de Formação prossegue até o final do ano, contemplando cerca de 2,5 mil profissionais da educação da rede estadual de ensino, dos 27 Territórios de Identidade. Esta é a terceira etapa do Plano de Formação, antecedida por encontros de Formação para os Formadores e da fase de escuta e escrita colaborativa realizada em todo o Estado, em abril deste ano. O Plano de Formação Continuada tem como objetivo fortalecer a aprendizagem na rede estadual por meio da qualificação dos profissionais da educação.

“Há uma expectativa muito grande para que a Formação Continuada realmente se instaure como uma cultura na rede estadual, que a gente tenha foco na gestão da aprendizagem e possamos caminhar para os resultados que a gente deseja”, revelou adiretora geral do IAT, Cybele Amado, que lembra a vontade do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, em ampliar a formação para os municípios num regime de colaboração. “Já estamos dialogando com as universidades e outros parceiros, como a UNDIME, para que possamos chegar às redes municipais o mais breve”, completou a diretora.

A diretora pedagógica do IAT, Diana Melo, destaca que a troca de experiências é essencial para qualificar o trabalho pedagógico. “Por isso que cada atividade possui um conteúdo diferenciado, transformados e acrescidos ao longo da formação. É um processo crescente”, pontua a diretora. Diana Melo também informou que na próxima quinta e sexta-feira (18 e 19), uma nova turma de gestores e coordenadores estarão em formação.

“Essa proposta de formação mensal, para nós coordenadores pedagógicos, é de um valor inestimável. É um momento de construção, de crescimento e troca de experiências. Colocar a coordenação como dupla gestora, a direção e a área pedagógica juntas é muito valioso, pois a escola pode trabalhar de forma coletiva. Pudemos conhecer todo o processo de formação e entender mais como irá funcionar o sistema de avaliação, o SABE”, celebrou a coordenadora pedagógica Andréa Trindade, do Instituto de Educação Gastão Guimarães, de Feira de Santana.

“É um momento ímpar para nós gestores. Esta formação promovida pela Secretaria da Educação, através do IAT, vem com a intenção de fortalecer a gestão e essa relação da dupla gestora. Neste momento precisamos desse alicerce, não só enquanto conhecimento, mas principalmente da valorização do profissional. A todo momento precisamos rever nossa prática pedagógica, nossos conceitos e trocar experiências entre as escolas, que é um momento muito rico. Fico feliz, estamos levando esse conhecimento para nossa escola, nossos educadores e estudantes. É uma formação essencial para crescer e fortalecer o aprendizado”, afirmou a gestora Regina Borja, do Colégio Polivalente de São Gonçalo dos Campos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.