20°

Pancada de chuva

São Gonçalo dos Campos - BA

Geral Paraná

PAUTA DIA 25 – 10H: PESQUISADORA QUE TEM FOCO EM ALFREDO ANDERSEN VISITA O MUSEU QUE LEVA NOME DO ARTISTA, EM CURITIBA

Na próxima quarta-feira (25) estará no Brasil a pesquisadora Georgia Soares, de Harvard, uma das universidades mais famosas do mundo. O foco de sua...

24/05/2022 às 10h00
Por: São Gonçalo Agora Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:

Na próxima quarta-feira (25) estará no Brasil a pesquisadora Georgia Soares, de Harvard, uma das universidades mais famosas do mundo. O foco de sua pesquisa é a Literatura Comparada, na qual estuda as produções culturais que são resultado de processos migratórios. Buscando migrações menos conhecidas, ela se concentra na história e no trabalho de Alfredo Andersen, que no Brasil ficou conhecido como “pai da pintura paranaense”.

Em Curitiba, está localizado o Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA), que é parte dos equipamentos próprios do Estado. A instituição possui muitas documentações e obras do artista. Entre a Noruega e o Brasil, ele produziu o que a pesquisadora chama de ciclo transatlântico. Isto não só porque trouxe as influências do Norte da Europa para suas obras produzidas no Brasil, mas por tornar a Noruega o país receptor deste desenvolvimento artístico inédito. 

Georgia, que iniciou seu PhD em 2019, tentou vir ao Brasil no começo de sua pesquisa, mas foi impedida pela pandemia de Covid-19. Buscando uma nova metodologia, ela contou com as contribuições dos museus Vest-Agder e Sørlandet, na Noruega. Agora, em 2022, a pesquisadora vem para o Brasil e visita o Museu Casa Alfredo Andersen. O museu vai contribuir para o trabalho de Georgia. Ela estará disponível para entrevistas.

Serviço:

Data: 25 de maio, quarta-feira

Horário: 10 horas

Endereço: Museu Casa Alfredo Andersen –  R. Mateus Leme, 336 - São Francisco, Curitiba

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias