HJ STOREBR - super banner topo
379 X 131

Texto-base da reforma da Previdência é aprovada em primeiro turno na Câmara

Os requerimentos para cancelar a votação foram todos rejeitados e a análise do texto base começou pouco depois das 17h

10/07/2019 20h13
Por: Sandro Araújo

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (10/7), em primeiro turno, o texto-base da reforma da Previdência. o resultado foi declarado às 20h08, com placar de 379 votos a favor (71 a mais do que os 308 necessários) e 131 contra. 

Como se trata de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), a reforma precisa ainda de uma nova aprovação em Plenário (segundo turno), o que deve ocorrer esta semana. O objetivo do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é terminar todo o processo até o sábado (13/7).

Marcada para as 9h, a sessão desta quarta-feira só começou por volta das 11h30. Após uma série de requerimentos apresentados pela oposição na tentativa de obstruir a votação — todos derrotados —, o plenário começou a analisar o texto às 17h15. 

Marcada para 9h, a sessão desta quarta-feira só começou, por volta de 11h30. O objetivo dos governistas era a de realizar a votação na terça-feira, mas negociações de última hora para mudanças no conteúdo e a atuação da oposição, que apresentou requerimentos que propunham cancelar a votação, fizeram com que só se realizasse a fase de discussão.
 
Apesar do atraso no cronograma do governo, Maia se mostrou confiante na aprovação da reforma (votação em dois turnos) ainda esta semana. "Acho que o ambiente é muito positivo. Os deputados e as deputadas estão, majoritariamente, convencidos da importância de votar a reforma da Previdência", disse, já pouco depois da meia-noite.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.