20°

Pancada de chuva

São Gonçalo dos Campos - BA

Polícia Exploração Sexual

PRF finaliza hoje operação com foco no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes (ESCA)

A data de hoje é marcada como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

19/05/2022 às 16h11
Por: São Gonçalo Agora Fonte: PRF/BA
Compartilhe:
As denúncias feitas por meio do Disque 100 e do Ligue 180 são gratuitas e podem ser anônimas.
As denúncias feitas por meio do Disque 100 e do Ligue 180 são gratuitas e podem ser anônimas.

Dentre as diversas modalidades delituosas combatidas pela PRF, a exploração sexual de crianças e adolescentes figura no rol das mais importantes devido, principalmente, à vulnerabilidade das vítimas. Desta forma, a PRF realiza a Operação Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (ONEESCA VIII - Parador 27) que iniciou no dia 2 de maio.

A operação ONEESCA, data marcada como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.

Durante os 17 dias de operação, a PRF na Bahia realizou mais de 850 visitas em 400 estabelecimentos distintos, incluindo bares e prostíbulos/casas noturnas, pátios de postos de combustíveis, pontos de paradas de caminhoneiros e estabelecimentos comerciais. Ao todo 3.531 pessoas foram alcançadas e 6 crianças/adolescentes foram resgatadas, nas cidades de Jequié, Senhor do Bonfim e Barreiras. Em um dos casos, duas irmãs de 13 e 14 anos de idade encontravam-se em um estabelecimento com características de favorecimento à prostituição. O proprietário do estabelecimento foi devidamente identificado e as adolescentes foram entregues em segurança à sua mãe.

As ações de policiamento ostensivo contaram com o apoio do serviço de inteligência e foram feitas, em muitos casos, de forma integrada com outros órgãos e instituições, a exemplo da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Juizado de Menores e Conselho Tutelar.

Durante o dia de hoje, equipes da PRF realizaram atividades educativas de conscientização sobre o tema. A dinâmica das palestras proferidas consiste em reforçar o trabalho de prevenção, além de serem ressaltados os direitos dos menores e explicitados os diferentes tipos de violência que podem ocorrer com eles.

Os estabelecimentos visitados durante a operação são frutos de um trabalho minucioso de combate e catalogação de pontos favoráveis a ocorrências desses ilícitos, através do PROJETO MAPEAR. Esse levantamento é realizado pela PRF a cada dois anos, e já recebeu diversas premiações desde 2009, inclusive o Reconhecimento Internacional do Fórum de Segurança da ONU.

Operações como essa reforçam o caráter de polícia cidadã da PRF, contribuindo para a proteção aos direitos fundamentais da criança e do adolescente.

As denúncias feitas por meio do Disque 100 e do Ligue 180 são gratuitas e podem ser anônimas. Qualquer pessoa pode acionar o serviço, que funciona diariamente, 24 horas. A PRF também pode ser acionada, por meio do 191.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias