Recital de Primavera marca conclusão do curso de acordeon no Conservatório Municipal de Música
O som do acordeon marcou a tarde desta sexta-feira (6) no Conservatório Municipal de Música, em Vitória da Conquista. A apresentação dos estudantes...
Por: São Gonçalo AgoraFonte: Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
07/11/2026 às 12h06
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
O som do acordeon marcou a tarde desta sexta-feira (6) no Conservatório Municipal de Música, em Vitória da Conquista. A apresentação dos estudantes do curso de acordeon integrou a abertura dos Recitais de Primavera e também celebrou a conclusão de mais uma etapa de formação musical. Ao todo, oito alunos participaram do recital e receberam os certificados de conclusão do curso.
O curso oferece formação voltada ao forró nordestino, tendo como referências grandes nomes da música brasileira, como Luiz Gonzaga e Dominguinhos. De acordo com o professor de acordeon e coordenador do Conservatório, Daniel Novaes, todos os estudantes que iniciaram as atividades neste ano chegaram à conclusão do curso. “Não desistiu ninguém este ano, então foi maravilhoso. Hoje se encerra com o recital dos alunos, todos os alunos se apresentaram e os oito receberam o certificado”, destacou Daniel.
Para os estudantes, a conclusão representa não apenas o aprendizado de um novo instrumento, mas também a realização de objetivos pessoais. É o caso de Cledio Lean, que já tinha algum contato com o acordeon antes de ingressar no Conservatório, mas encontrou nas aulas a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos. “A fala que eu trouxe para este dia de hoje é gratidão! Gratidão ao Conservatório, na pessoa de Daniel Novaes, como coordenador. Ele nos acolheu muito bem. Eu já arranhava alguma coisa no acordeon, mas descobri o que realmente é um acordeon, ver como é a dinâmica mesmo do instrumento, conhecer e ter um desenvolvimento maior foi aqui”, contou.
Continua após a publicidade
Cledio também destacou o desafio de aprender a tocar o instrumento e a importância da continuidade dos estudos. “O acordeon é um instrumento desafiador e a gente tem que estar em treinamento constante, mas as aulas já nos deram um direcionamento e uma capacitação. Hoje eu saio feliz, realizado por tanto conhecimento, e a bagagem vai aumentando”, completou.
Para Kleyton Azevedo, a conclusão do curso também representa a realização de um sonho antigo. Ele contou que já tinha um familiar que havia estudado no Conservatório e que sempre desejou fazer parte da instituição. “É o primeiro curso que estou fazendo. Fiquei muito feliz em estar aqui porque eu já tive um familiar que esteve no Conservatório e sempre tive o sonho de estar aqui. Hoje me sinto realizado. É um instrumento desafiador. Já toco um pouquinho de violão e achei o acordeon muito mais desafiador, mas estou bem feliz em ter concluído”, afirmou.
O acompanhamento oferecido durante as aulas também foi lembrado pelo estudante, que ressaltou a disponibilidade do professor para continuar orientando a turma mesmo após o encerramento do curso.
A formação musical também foi uma experiência significativa para a família de Luíza. Sua mãe, Luciene Domingues, contou que conheceu o Conservatório por meio das redes sociais da Prefeitura, em 2024, quando a família decidiu participar do processo seletivo. Segundo ela, a experiência foi marcada pelo acolhimento e pela atenção dedicada à filha, uma adolescente autista. “Ela é uma adolescente atípica, é autista, e eles sempre tiveram muita paciência com todo esse processo de aprendizado dela, com toda a questão da resistência, da rigidez, com as dificuldades. E ela se saiu super bem durante todo esse período, aprendeu muito”, relatou Luciene.
A mãe também destacou a postura do professor Daniel Novaes durante o processo de aprendizagem. “Ele sempre foi muito carinhoso, muito gentil, muito acolhedor e muito paciente com todo o processo. Então, a gente só tem a agradecer”, disse.
Para Luciene, a oportunidade de aprender música pode contribuir para o desenvolvimento, a autonomia e a socialização dos estudantes. Ela ainda incentivou outras famílias a procurarem a instituição quando forem abertas novas inscrições.
Além de celebrar a conclusão dos cursos, os recitais representam um momento de compartilhar com familiares e com a comunidade o desenvolvimento dos estudantes ao longo do ano. A programação também proporciona aos alunos a experiência de se apresentarem diante do público e vivenciarem a música para além da sala de aula.
O coordenador de Cultura, Adriano Gama, ressaltou a importância desses momentos para valorizar o aprendizado e incentivar a trajetória artística dos estudantes. “É uma apresentação feita para mostrar a desenvoltura dos alunos durante o ano. Eles apresentam para os familiares, que ficam gratificados pelo crescimento e desenvolvimento dos seus parentes ou dos seus filhos. De uma forma geral, a gente movimenta a cultura municipal, fortalecendo essa cultura que é tão importante”, afirmou.
Adriano, que também já foi aluno do Conservatório e é músico profissional, destacou a relevância da instituição na formação de novos artistas e na promoção da cultura no município. Para ele, a oportunidade de realizar uma primeira apresentação pública é uma experiência importante para quem está começando na música.
Os Recitais de Primavera seguem durante o mês de novembro, com apresentações gratuitas em diferentes espaços da cidade. A programação contempla estudantes de violino, piano, teclado e instrumentos de sopro, além do acordeon, aproximando a população da produção musical desenvolvida no Conservatório Municipal de Música.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.