Sábado, 06 de Março de 2021
75 98175-0580
Brasil Combustíveis

Bolsonaro quer demitir o presidente da Petrobras, mas o caminho não é tão simples

O desejo de Bolsonaro, no entanto, não é algo tão simples. Há um impasse para uma demissão impositiva. O atual conselho, que tem sete membros, discorda da demissão de Castello Branco.

19/02/2021 10h55
Por: São Gonçalo Agora Fonte: BP Money

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) manifestou o desejo de demitir o presidente da Petrobras, porém não pode tomar tal decisão sem a concordância do conselho de administrativo da estatal. A interpretação ocorre após ele prometer, durante tradicional live nesta quinta-feira (18) que alguma coisa deverá mudar na Petrobras em breve.

“Não posso chamar a atenção da Agência Nacional de Petróleo, porque é independente, mas tem atribuição também. Não faz nada. Você vai em cima da Petrobras, ela fala ‘opa, não é obrigação minha’. Ou como disse o presidente da Petrobras, há questão de poucos dias, né, ‘eu não tenho nada a ver com caminhoneiro, eu aumento o preço aqui, não tenho nada a ver com caminhoneiro’. Foi o que ele falou, o presidente da Petrobras. Isso vai ter uma consequência, obviamente”, disse Bolsonaro, demonstrando insatisfação com a política de preços da estatal.

O presidente também anunciou isenção de impostos federais sobre o diesel e o gás. Bolsonaro disse que “não tem quem não ficou chateado com o reajuste” e fez críticas ao presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco.

O desejo de Bolsonaro, no entanto, não é algo tão simples. Há um impasse para uma demissão impositiva. O atual conselho, que tem sete membros, discorda da demissão de Castello Branco.

Apuração de Miriam Leitão antecipou que, caso o presidente continue a forçar a situação, “o conselho pode renunciar e a Diretoria Executiva pode pedir demissão coletiva”. O movimento do presidente concretiza o desejo de fazer intervenção nos preços, assim como fez a ex-presidente Dilma Roussef.

A equipe econômica do governo ainda não se manifestou sobre a isenção dos impostos federais no diesel e no gás.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Gonçalo dos Campos - BA
Atualizado às 14h07 - Fonte: Climatempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

28° Sensação
10.2 km/h Vento
36.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Segunda (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias