Sábado, 06 de Março de 2021
75 98175-0580
Saúde Variante

Italiano vacinado é infectado com variante brasileira do coronavírus

Ele teria contraído o vírus de sua mãe, após a família registrar um surto com pelo menos seis casos positivos.

19/02/2021 10h13
Por: São Gonçalo Agora
Nova cepa foi identificada durante exames periódicos realizados em todos os operadores sanitários e analisada pelos institutos de zooprofilaxia experimental de Abruzzo e Molise Imagem: Reprodução
Nova cepa foi identificada durante exames periódicos realizados em todos os operadores sanitários e analisada pelos institutos de zooprofilaxia experimental de Abruzzo e Molise Imagem: Reprodução

Um profissional de saúde do hospital de L'Aquila, na Itália, foi infectado com a variante brasileira do novo coronavírus Sars-CoV-2, mesmo depois de ter recebido a vacina da Pfizer/BioNTech. A nova cepa foi identificada durante exames periódicos realizados em todos os operadores sanitários e analisada pelos institutos de zooprofilaxia experimental de Abruzzo e Molise.

Vale lembrar, no entanto, que as vacinas disponíveis hoje ainda não possuem eficácia comprovada contra as novas variantes e que, mesmo vacinada e sem desenvolver a covid-19, uma pessoa pode pegar o coronavírus e transmitir para outras pessoas.

As autoridades sanitárias da Itália estão fazendo novas avaliações detalhadas, mas acreditam que a vacina pode ter protegido o paciente contra sintomas graves. O profissional é assintomático e está em isolamento domiciliar.

Segundo relatos, ele teria contraído o vírus de sua mãe, após a família registrar um surto com pelo menos seis casos positivos.

Todos não apresentam sintomas. Os médicos de L'Aquila realizam testes para verificar se as pessoas também foram contaminadas com a variante brasileira.

Amanhã está prevista uma reunião com as autoridades de saúde e a prefeita do município, Cinzia Torraco, para debater a situação.

Nos últimos dias, na cidade de oggio Picenze já haviam sido descobertos três casos da cepa brasileira em três brasileiros residentes na região central.

Estudos sobre variantes

Em janeiro, a Pfizer afirmou que um estudo laboratorial mostrou que a vacina era eficaz contra uma mutação-chave, chamada N501Y, encontrada em duas das novas variantes altamente transmissíveis que se espalhavam no Reino Unido e na África do Sul, mas não citava a variante brasileira descoberta em Manaus (AM).

Outro estudo em laboratório, divulgado hoje, leva a crer que a variante sul-africana do coronavírus pode reduzir a proteção de anticorpos da vacina da Pfizer com a BioNTech em dois terços, e não está claro se a vacina será eficaz contra a mutação, disseram as empresas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Gonçalo dos Campos - BA
Atualizado às 14h07 - Fonte: Climatempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

28° Sensação
10.2 km/h Vento
36.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Segunda (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias