A nota de esclarecimento da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A) foi encaminhada ao apresentador Sandro Araújo, do programa Planeta Notícia na Rádio São Gonçalo, após reclamações a respeito do alto valor cobrado nos recibos, falta d'água e recibo com data do mês em que segundo os moradores ainda não realizaram o consumo.
Com relação ao valor, a orientação passada no programa foi para o consumidor acompanhar a leitura realizada pelo funcionário da empresa, fiscalizar seu gasto diário e comparar com os dados do recibo. Essa é uma forma consciente de até mesmo entender como ocorre o processo de cobrança. Caso desconfie do valor basta entrar em contato com a Embasa.
Outra orientação foi sobre a data de vencimento do recibo, que, para o consumidor, a cobrança se refere a um período em que ainda não foi realizado o consumo. Na verdade, é necessário ter atenção ao "período de consumo", onde mostra as datas em que foram realizadas as leituras, e, consequentemente, o cálculo resultando no valor a pagar pelo período consumido. A data de vencimento não significa que o consumidor está pagando por um período que não consumiu.
Leia a nota da Embasa
Em atenção às reclamações veiculadas no programa de hoje, (27), esclarecemos que, por um problema técnico no equipamento que imprimi as contas de água no momento em que o funcionário da Embasa faz a leitura do consumo no hidrômetro dos imóveis, as contas do mês de janeiro foram entregues com atraso. O problema técnico no equipamento já foi corrigido e os leituristas da Embasa já começaram a entregar as contas com vencimento no mês de fevereiro para os cidadãos são-gonçalenses.
Por este motivo, alguns moradores podem ter recebido duas contas em um curto espaço de tempo. Mas basta verificar na conta mais recente a data de vencimento para perceber que ainda há um prazo de cerca de mês para o pagamento. Qualquer dúvida, o cliente pode entrar em contato com o escritório da Embasa em São Gonçalo dos Campos através do número 3612-7550 (que também funciona como WhatsApp)
A Embasa não falou sobre a desconfiança do consumidor com relação ao valor cobrado no recibo e falta d'água.
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 23° Máx. 30°
Sol com algumas nuvensMín. 22° Máx. 29°
Sol com algumas nuvens