25°

Pancada de chuva

São Gonçalo dos Campos - BA

Ação Social Bahia

Vitória da Conquista sedia capacitação para Conselhos Tutelares da região Sudoeste

Equipes dos Conselhos Tutelares da região Sudoeste iniciaram o curso nesta terça-feira (25)Até o dia 28 de janeiro, o Ministério da Mulher, da Famí...

25/01/2022 às 20h10
Por: São Gonçalo Agora Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Equipes dos Conselhos Tutelares da região Sudoeste iniciaram o curso nesta terça-feira (25)
Equipes dos Conselhos Tutelares da região Sudoeste iniciaram o curso nesta terça-feira (25)

Até o dia 28 de janeiro, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), realiza em Vitória da Conquista a oficina de capacitação “Sistema de Informação para Infância e Adolescência, módulo Conselho Tutelar- SIPIA Conselho Tutelar”. O curso está acontecendo no laboratório de informática da Fainor.

A oficina ofertada pela SNDCA, em parceria com a Prefeitura de Vitória da Conquista, tem por objetivo de capacitar conselheiros tutelares, equipe técnica e administrativa dos Conselhos Tutelares e conselheiros de Direitos da Criança e do Adolescentes para operacionalizar na base do SIPIA a política de atendimento, realizando a inserção das denúncias ou queixas referentes à violação de direitos de criança e adolescente, por parte do Conselho Tutelar, e também registrar, encaminhar aplicação de medidas e emitir relatórios para as demais instâncias do Sistema de Garantia de Direitos (SGD).

Michael, Antônio e Cláudio e Liliane deram boas vindas aos cursistas
Michael, Antônio e Cláudio e Liliane deram boas vindas aos cursistas

O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, comentou que é uma satisfação, para a gestão municipal, poder sediar esta oficina regional, garantindo que todo sudoeste baiano possa se fortalecer na luta pela garantia plena de direitos humanos de crianças e adolescentes. “Hoje é um dia muito especial para Vitória da Conquista e para todos os municípios do Sudoeste da Bahia, pois o dia de hoje é fruto de diversas tratativas entre a prefeita Sheila Lemos e o Governo Federal, que se comprometeu em estar apoiando o município em mais uma etapa para o fortalecimento da Política de Direitos Humanos, não só de Conquista, mas também dos municípios da região”, salientou Michael.

Segundo o coordenador do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA- Conselho Tutelar) vinculado à SNDCA, Antônio Claudio Lima, o sistema de informação é um dos meios de fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos, “muitas vezes, a gente não vê no curto prazo o impacto do uso do SIPIA, mas no médio e longo prazo, ao final de um período, quando a gente consegue fazer um diagnóstico, traçar um mapa das violações, ele se torna primordial para reformulação das políticas públicas” explicou Antônio.

Equipe dos três conselhos de Vitória da Conquista
Equipe dos três conselhos de Vitória da Conquista

A ministrante de um dos módulos, a assessora técnica da Coordenação de Proteção da Criança e do Adolescente da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHD-BA), Liliane Tavares, lembra que o SIPIA veio para qualificar esta função tão primordial do conselheiro tutelar, “pra mostrar e verificar as questões das violações, a questão das políticas públicas para Crianças e Adolescentes, não é uma coisa a mais, ele vem para fortalecer o Conselho Tutelar”, explicou Liliane, que também é a responsável pela capacitação do SIPIA para todos os conselhos tutelares da Bahia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias