A cerimônia de inauguração do Departamento de Polícia Militar (DPM) de São Gonçalo dos Campos aconteceu por volta das 16h, desta quinta-feira (07), e contou com a presença do Coronel PM Anselmo Alves Brandão, Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia.
O prédio, mais conhecido para a população como "antiga delegacia da polícia militar", estava há décadas em ruínas e necessitando de forma urgente de uma reforma geral. A obra estimada em mais de R$ 600 mil, foi realizada pela empresa Grado Engenharia Ltda, fruto da parceria entre Governo Municipal, com o então prefeito José Carlos da Silva Araújo (Carlos Germano) com o Governo do Estado.
Cel. Anselmo Brandão durante entrevista aos reporteres Sandro Araújo e Sueny Silva/Foto: Woshington Silva
Ao São Gonçalo Agora, o Cel. Anselmo Brandão ressaltou que o pelotão reformado tem um significado muito importante.
"É um local onde vamos acolher nossa tropa, com alojamentos, condições de trabalho, melhores acomodações e uma referência na cidade. Então esse posto pra gente é uma questão de honra, do Governo do Estado do Governador Rui Costa, em ter ampliado e reformado para prestar mais relevância em serviços à cidade de São Gonçalo", disse o Cel.
Além da reforma do DPM Anselmo Brandão também destacou a importância de trabalhos para a cidade como as operações de prevenção, exemplos - a Operação Distrito, a Ronda Rural que oferece mais uma viatura para atuar na cidade, o Colégio da Polícia Militar mais as ações de prevenção ao crime organizado.
Sobre aumento de efetivo o Cel. ressaltou a dificuldade nesse avanço decorrente da pandemia, mas assim que o Estado começar a formar novos policiais a cidade de São Gonçalo será contemplada.
O prefeito Tarcísio disse ter gostado muito de ver a antiga delegacia reformada, a presença do Cel. e os demais oficiais reunidos, e que isso vai estreitar relações para que existam parcerias. Ainda segundo o prefeito, ele vai fazer o possível e o impossível para melhorar os índices de violência na cidade.
Perguntado sobre videomonitoramento, Tarcísio disse que já esteve reunido com autoridades policiais, como exemplo o Major Cavalcante tratando desse assunto, entende que é algo necessário para um grande suporte à segurança pública de São Gonçalo, mas devido ao início de sua gestão e as dificuldades orçamentárias, despesas, a implantação desse sistema que é prioridade na segurança terá seu planejamento futuramente.
Também estavam presentes na cerimônia o Coronel Luziel Andrade de Oliveira - Comandante Regional Leste (CPRL), Major Cavalcante (PETO), Tenente PM Laerte Vieira - Comandante do DPM/SG mais todo seu pelotão, o prefeito Tarcísio Pedreira e seu vice Rafael Mendes, os vereadores aliados Platina, Elon, Nonato e Xodó, além da sociedade civil e imprensa local.