Quarta, 02 de Dezembro de 2020
75 98175-0580
Polícia A serviço do tráfico

Operação do MP cumpre mandados de prisão temporária contra policiais suspeitos de fazerem parte de milícia na BA

Conforme investigação, o incremento patrimonial se devia à proteção de traficantes.

29/10/2020 11h35
Por: Sandro Araújo Fonte: G1/BA - MPF
Cecom/MP
Cecom/MP

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) cumpre, nesta quinta-feira (29), seis mandados de prisão temporária e de busca e apreensão contra policiais suspeitos de cometerem crimes de homicídio, tráfico de drogas, organização criminosa, além de outros delitos típicos de atividade de milícia, como tortura e extorsão.

As ações acontecem nas cidades de Paulo Afonso, Feira de Santana, Salvador, e em Petrolina, em Pernambuco. Um dos alvos da ação é um tenente-coronel que atua em Paulo Afonso. Segundo a sentença, “Cachorrão”, como o próprio tenente-coronel Carlos Humberto se autodenominava, teria também aumentado o próprio patrimônio bem como os dos policiais subordinados no 20° Batalhão. O tenente-coronel afastado comandava a organização criminosa mesmo não fazendo mais parte do 20° Batalhão da Polícia Militar de Paulo Afonso.

Segundo informações do MP, a "Operação Alcateia" é fruto de Procedimento Investigatório Criminal que apura graves delitos praticados por um grupo criminoso composto, principalmente, por policiais militares lotados no 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Paulo Afonso), sob o comando de um oficial de alta patente da corporação.

Com base nesses indícios, de acordo com o Ministério Público, a 1ª Vara Crime, Júri, e Execuções Penais da Comarca de Paulo Afonso aceitou o pedido de prisões temporárias de seis policiais militares, buscas e apreensões em casas dos investigados e batalhões da Polícia Militar.

Além disso, conforme o órgão público, foi acatado o pedido de afastamento cautelar das funções públicas do tenente-coronel pelo período de 180 dias, cumulada com proibição de acesso às dependências de todas as unidades da Polícia Militar, comunicação com outros membros da Corporação e de utilização dos serviços da Instituição Militar.

Conforme investigação, o incremento patrimonial se devia à proteção de traficantes. O truque passava por desvio de policiamento para locais onde não haviam “bocas” comandadas por policiais, e apreensões em pequenas quantidades. A maior parte da droga ficava com o traficante. Conforme o Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), por mês, o grupo chegava a alcançar de R$ 700 mil a R$ 1 milhão. O MP-BA declarou que há várias outras provas do comando exercido por “Cachorrão”, como diálogos captados em interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça.

O grupo é acusado de envolvimento na morte de pelo menos 13 pessoas em Paulo Afonso e região. Uma das últimas vítimas do grupo foi Saulo de Tárcio Medeiros Santos, em homicídio ocorrido no dia 11 de junho passado. O homem era dono de uma pousada e seria extorquido pelo policial Márcio Vaccarezza, preso nesta quinta.

Os outros PMs com prisão temporária decretada são Júlio João Castor Júnior, Sandro José de Oliveira, Pedro Guibson Júnior, José Adelmo da Silva Feitosa e Valmir Dantas Félix, todos do 20° Batalhão de Paulo Afonso. Paulo Henrique de Souza Oliveira, apontado como apoio do grupo e que não era militar, também foi preso. Jeorge da Silva, também não-militar, teve mandado de busca e apreensão cumprido contra ele.

A Operação do Ministério Público conta com o apoio operacional do Gaeco do Ministério Público do Estado de Pernambuco, da Corregedoria Geral da SSP, da Corregedoria da Polícia Militar, da Polícia Civil (COE), do Batalhão de Choque da Polícia Militar, do DPT, bem com da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por meio da Superintendência Regional na Bahia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Gonçalo dos Campos - BA
Atualizado às 18h45 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 29°

25° Sensação
19.1 km/h Vento
63.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Sexta (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias