Sexta, 28 de Janeiro de 2022
28°

Pancada de chuva

São Gonçalo dos Campos - BA

Política Cassação

Sessão dessa terça-feira (30) pode ser marcante para a política de São Gonçalo dos Campos

Provavelmente serão submetidos à mesa para votação os pareceres da comissão que investiga a denúncia contra o prefeito Tarcísio Pedreira

29/11/2021 às 16h17 Atualizada em 30/11/2021 às 16h53
Por: São Gonçalo Agora
Compartilhe:
Foto: Sandro Araújo
Foto: Sandro Araújo

A Sessão da Câmara Municipal de São Gonçalo dos Campos nesta terça-feira, 30, promete ser marcante para a política local. Provavelmente, serão submetidos à mesa para votação os pareceres da comissão que investiga a denúncia por Crime de Responsabilidade e Infração Político Administrativa, contra o prefeito Tarcísio Torres Pedreira (Solidariedade).

Na sexta-feira, 26, aconteceu uma reunião entre os integrantes da comissão, presidida pelo vereador Edmundo de Caboquinho (PSD).

Como já se esperava o vereador Gilson Cazumba (Solidariedade), líder da base do governo e relator da comissão, entregou seu relatório “pedindo o encerramento” da investigação. O vereador já havia se pronunciado, no dia do recebimento da denúncia, (05/10), sustentando segundo ele falta de consistência, alegando não oferece qualquer base legal ou jurídica.

Já o vereador Chico de Daniel (PODE), oposição ao governo e membro da comissão, pediu em seu parecer continuidade da investigação, ou seja, após análise do material da denúncia, confirmou sua “autenticidade” e orientou pela cassação do mandato do prefeito.  

Portanto, já está nas mãos da presidência da Casa tudo até aqui analisado e construído pela comissão. Cabe ao vereador Joca (PP) submeter ou não à mesa da Câmara para apreciação e votação nesta terça-feira, (30).

A aceitação da denúncia foi marcada pelo placar de 9 votos a favor e 3 contra, mais uma abstenção.

Os votos contrários foram: Gilson Cazumba, Elon Maldine e Grilo. Votos favoráveis: Chico de Daniel, Sérgio, Priscila, Gonçalo, Geromen, Xodó, Platina, Nonato, Joca. Vereador Edmundo se absteve.

Hoje o cenário não é o mesmo da votação, pois o vereador Irmão Gonçalo (PSB), que votou pela aceitação da denúncia e fazia diretamente e indiretamente duras críticas ao governo municipal, atualmente, não se sabe ao certo se ainda faz parte da oposição ou agora do governo.

De todo modo não é confortável a situação do executivo, tendo possivelmente apenas 4 vereadores em sua bancada.

Restam então 9 vereadores. 8 prontos para votar pela continuidade do processo, e 1 que de forma alguma  deixou transparecer se, cassa ou "salva".

Se todos votarem por seguir o relatório do vereador Chico de Daniel, haverá continuidade da investigação, o que aumentará mais ainda a possibilidade de cassação do prefeito.

Agora, caso algum vereador “pule” definitivamente de lado, o processo será encerrado, e essa página do livro será virada.

Uma coisa é fato, essa noite e madrugada a dentro será de muita movimentação na casa do prefeito. Os boatos já circulam fortes pela cidade. 

Só resta agora aguardar!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Gonçalo dos Campos - BA Atualizado às 13h26 - Fonte: ClimaTempo
28°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 29°

Sáb 30°C 22°C
Dom 30°C 21°C
Seg 30°C 22°C
Ter 31°C 22°C
Qua 30°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias