Um assessor do deputado federal Félix Mendonça Jr. (PDT-BA) é apontado como operador financeiro de um esquema investigado pela quarta fase da Operação Overclean, deflagrada nesta sexta-feira (27). Trata-se de Marcelo Chaves Gomes, alvo de mandato de busca e a apreensão cumprido no início do dia. A fase foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que também autorizou o afastamento do cargo, através do relator ministro Kássio Nunes Marques.
A quebra de sigilo telefônico do deputado Félix Mendonça Jr também foi autorizada pelo magistrado. De acordo com a Polícia Federal, o núcleo investigado é suspeito de atuar na liberação de emendas parlamentares destinadas aos municípios baianos de Boquira, Ibipitanga e Paratinga, no período de 2021 a 2024, mediante pagamento de vantagem indevida, além de atuar na manipulação de procedimentos licitatórios.
Os crimes apurados incluem integrar organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro.
Embora não tenha sido alvo de mandados de busca e apreensão, Mendonça Júnior aparece relacionado diretamente a três prefeitos afastados de suas funções por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Eles possuem vínculo político com o deputado e atuam nas cidades de Boquira, Ibipitanga e Paratinga — epicentros do esquema que mobilizou 16 mandados de busca e três medidas cautelares de afastamento.
O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) foi surpreendido ao ser apontado como alvo de uma nova etapa da Operação Overclean, deflagrada nesta sexta-feira (27) pela Polícia Federal.
Félix Mendonça nega que ele ou qualquer assessor do seu gabinete tenham cometido irregularidade no envio de emendas parlamentares para municípios baainos, sejam os citados na operação ou qualquer outro.
O deputado ressalta que as emendas para custeio ou investimentos nos municípios são solicitadas por prefeitos ou lideranças, sendo esperado que os recursos sejam aplicados de forma lícita, com a obtenção de ganho exclusivamente político.
Félix Mendonça, que sempre atuou na vida pública com correção, ética e seriedade, está colaborando com as investigações para que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos o mais rápido possível.