Quinta, 12 de Junho de 2025
19°C 26°C
São Gonçalo dos Campos, BA
Publicidade

Após polêmica, governador revoga nomeação de ex-detento como diretor de presídio na Bahia

A Secretaria de Administração Penitenciária não comentou a exoneração, que ocorre em meio a forte pressão e críticas da categoria

São Gonçalo Agora
Por: São Gonçalo Agora
05/06/2025 às 11h31
Após polêmica, governador revoga nomeação de ex-detento como diretor de presídio na Bahia
Ex-detento, ele já respondeu por crimes como tentativa de homicídio qualificado e feminicídio.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), decidiu exonerar Sátiro Sousa Cerqueira Júnior do cargo de diretor do Presídio de Salvador, vinculado à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). A exoneração foi publicada nesta quinta-feira (5), após forte repercussão negativa.

A nomeação de Sátiro gerou polêmica desde que veio a público. Ex-detento, ele já respondeu por crimes como tentativa de homicídio qualificado e feminicídio. A decisão do governo foi duramente criticada por entidades da categoria, que classificaram a medida como “um desrespeito inaceitável aos servidores da segurança pública”.

Sátiro foi preso em flagrante em 2019, acusado de atirar contra um vizinho durante uma discussão motivada por som alto. O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou o caso como tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil. Ele ficou detido no próprio Presídio de Salvador, onde agora havia sido nomeado diretor, até ser colocado em liberdade provisória.

A nomeação, que previa um salário superior a R$ 11 mil, provocou protestos da Associação dos Agentes Socioeducadores e Monitores Penitenciários (AASPTE), que divulgou nota de repúdio e cobrou explicações da Seap e do governo estadual. A entidade alegou que a escolha feria os princípios da moralidade e da impessoalidade no serviço público, além de representar uma afronta à categoria.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias