Quinta, 22 de Outubro de 2020
75 98175-0580
Educação Comissão Covid-19

Ministro da Educação defende volta imediata às aulas

O MEC está preparando um protocolo de biossegurança para a volta às aulas.

17/09/2020 14h26 Atualizada há 1 mês
Por: Sandro Araújo
Isac Nóbrega/Presidência da República
Isac Nóbrega/Presidência da República

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, informou que o MEC está preparando um protocolo de biossegurança para a volta às aulas. A decisão, no entanto, cabe aos estados e municípios, como lembrou o ministro.

Se dependesse de mim, retornava amanhã. Mas temos os riscos. Qual é a questão? Que o MEC não tem esse poder. Então se alguém quer saber a opinião do ministro é essa. Considerando ainda a questão de segurança. Nós não podemos colocar em risco as crianças e adolescentes e também os jovens das universidades.

Segundo Milton, o MEC destinou 500 milhões de reais para a compra de itens de higiene e contratação de serviços de desinfecção de ambientes, além de pequenos reparos para adaptar as salas de aula e ampliar a segurança sanitária. O dinheiro será depositado diretamente na conta das escolas. Essa foi a primeira vez que o ministro foi ao Congresso Nacional desde a posse em julho. Ele informou que vem recebendo críticas por atender o que chamou de “espectros ideológicos diferentes”, mas assegurou que gosta de ouvir a todos, embora se defina como um conservador.

Se quiserem me rotular como de direita eu sou, mas como sou oriundo da universidade eu não acredito que sou dono da verdade. O que quero é dar oportunidade para pessoas que tenham visão diferente da minha posso ouvi-los e dar a eles a oportunidade de também opinarem.

A senadora Eliziane Gama, do Cidadania do Maranhão, lamentou o corte anunciado nesta quinta-feira de um bilhão e seiscentos milhões de reais na educação para financiar o Pró-Brasil, o programa de obras do governo.

O impacto maior será exatamente na área da educação. A previsão de corte chega a pelo menos 80% do orçamento na área de desenvolvimento da educação, uma ação muito importante do Ministério da Educação. Quais ações que o ministério estará fazendo para fazer a compensação desta perda?

Milton Ribeiro informou que foi pessoalmente ao Palácio do Planalto tentar reverter o corte na Educação, mas a decisão já estava encaminhada e o dinheiro servirá para atender emendas apresentadas pelos parlamentares.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Gonçalo dos Campos - BA
Atualizado às 00h14 - Fonte: Climatempo
22°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 29°

22° Sensação
10.2 km/h Vento
89.7% Umidade do ar
90% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias