Quinta, 01 de Outubro de 2020
75 98175-0580
Polícia "Guia de Papel"

Sede de cooperativa em Feira investigada pela PF é alvo de mandados de busca e apreensão

Vereadores de Jequié apontaram fraude em uma licitação com vistas à contratação de funcionários terceirizados para todas as secretarias municipais.

15/09/2020 14h19
Por: Sandro Araújo
Polícia Federal
Polícia Federal

A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão na sede da cooperativa [Ativacoop] em Feira de Santana e em mais dois endereços. A informação foi passada pelo delegado federal Jorge Vinicius Gobira Nunes em coletiva virtual desta terça-feira (15). Era a partir de Feira que a terceirizada estabelecia os contatos com as prefeituras. A cooperativa é investigada no âmbito da Operação Guia de Papel, deflagrada na manhã desta terça.

O delegado informou que os acusados responderão pelos crimes de pelos crimes de desvio de verbas públicas, fraude a direitos trabalhistas, fraude à licitação e organização criminosa. As investigações que chegaram até a descoberta do esquema começaram em 2019.

A Ativacoop [Cooperativa de Trabalho de Atividades Gerais da Bahia], atua também em Maragogipe, no Recôncavo. Em Jequié, a empresa é acusada de se travestir de cooperativa para intermediar mão de obra para as secretarias municipais. Segundo a investigação, a prefeitura de Jequié firmou um contrato com a cooperativa de R$ 29,2 milhões, feito na modalidade “Lote Único” em contrariedade ao que pedem a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

Vereadores de Jequié apontaram fraude em uma licitação com vistas à contratação de funcionários terceirizados para todas as secretarias municipais.

A PF disse ainda que a cooperativa cobrava ao município verbas ilegais, a título de “seguro”, “avanços sociais”, “reserva desligamento cooperado”; e recebia do município pela prestação de serviços de pessoa que nunca integrou os quadros da suposta Cooperativa.

Além de Jequié, Feira de Santana e Maragugipe os municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Santo Antônio de Jesus, Tanquinho, Milagres e Santanópolis também serão investigados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bastidores da Política
Sobre Bastidores da Política
Tudo sobre política.
São Gonçalo dos Campos - BA
Atualizado às 04h48 - Fonte: Climatempo
20°
Pancada de chuva

Mín. 20° Máx. 28°

20° Sensação
8.8 km/h Vento
91.6% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (02/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 28°

Sol e Chuva
Sábado (03/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 29°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias