Sábado, 26 de Setembro de 2020
75 98175-0580
Saúde Pandemia

Uso de máscara em escolas, igrejas e comércio volta a ser obrigatório

O uso de máscaras é recomendado pela Organização Mundial da Saúde, pela Sociedade Brasileira de Infectologia e pelo próprio Ministério da Saúde.

25/08/2020 11h47 Atualizada há 1 mês
Por: Sandro Araújo Fonte: Pedro Pincer
 Uso de máscara em escolas, igrejas e comércio volta a ser obrigatório

 

Com a decisão do Congresso de derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro que liberaria o uso de máscaras em escolas, comércios, indústria e igrejas, a utilização da proteção volta a ser obrigatória nesses locais. O objetivo original do projeto é estimular o uso de proteção facial, especialmente em locais fechados, em meio à pandemia para se evitar a propagação do coronavírus. O texto foi à sanção de Bolsonaro em junho após ser aprovado pelo Congresso. Entre as justificativas do presidente ao vetar trechos do projeto, estava o que classificou de possível violação de domicílio. O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, que é médico, reforçou a necessidade do uso desse tipo de proteção.

Sabemos que essa é uma das poucas medidas de caráter preventivo que nós podemos ter para o enfrentamento a essa pandemia da covid-19. E o governo dando mais uma vez uma demonstração do seu negacionismo em relação a essa doença tão grave havia feito esse veto de forma completamente irresponsável. O Congresso Nacional mais uma vez estabelece o uso de um critério científico

Outra decisão revertida diz respeito a multas em caso do descumprimento da obrigação da máscara. Bolsonaro havia vetado a possibilidade de multa a quem fosse flagrado sem máscara nos locais em que ela é obrigatória. O valor da multa e como ela será aplicada será decidido por estados e municípios, muitos, inclusive, já definiram essas regras. Uma pesquisa americana concluiu ainda que a máscara pode diminuir a carga viral da covid-19, gerando uma manifestação mais branda da doença. O uso de máscaras é recomendado pela Organização Mundial da Saúde, pela Sociedade Brasileira de Infectologia e pelo próprio Ministério da Saúde.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Gonçalo dos Campos - BA
Atualizado às 06h21 - Fonte: Climatempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 20° Máx. 27°

22° Sensação
10.5 km/h Vento
82.8% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (27/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol e Chuva
Segunda (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias