Quinta, 01 de Outubro de 2020
75 98175-0580
Política Trabalho

Nível de emprego volta a subir depois de quatro meses

Essa foi a primeira vez desde fevereiro em que o emprego formal cresceu.

25/08/2020 11h18
Por: Sandro Araújo Fonte: Pedro Pincer
eusebio.ce.gov.br
eusebio.ce.gov.br

Depois de vários meses extinguindo postos de trabalho por causa da pandemia do novo coronavírus, o país voltou a criar empregos formais em julho. Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia, 131.010 postos de trabalho com carteira assinada foram abertos no último mês. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões. Essa foi a primeira vez desde fevereiro em que o emprego formal cresceu. No acumulado do ano, no entanto, o mercado de trabalho continua sentindo o impacto da pandemia. De janeiro a julho, foram fechadas 1.092.578 vagas, o pior resultado para os sete primeiros meses do ano desde o início da série histórica, em 2010. Na divisão por ramos de atividade, a estatística foi liderada pela indústria. A construção vem em segundo lugar, seguida pelo grupo comércio, reparação de serviços automotores e de motocicletas. O senador Chico Rodrigues, do Democratas de Roraima, diz que a retomada do emprego é um sinal de recuperação da economia, que foi muito prejudicada pela pandemia.

Nós acreditamos na economia nacional, acreditamos no governo do presidente Bolsonaro, acreditamos na diligência do ministro Paulo Guedes e, se Deus quiser, até o final do ano nós poderemos gerar até 400 mil empregos

Já o senador Paulo Paim, do PT gaúcho, destaca que quem perdeu a maioria dos postos de trabalho foram os profissionais de ponta.

E onde que aumentou? No serviço que não exige uma mão de obra, digamos, de alto nível de qualificação. Isso demonstra que teremos momentos muito difíceis, principalmente a partir do ano que vem. Na divisão por unidades da Federação, 24 unidades criaram e três extinguiram empregos com carteira assinada. As maiores variações positivas ocorreram em São Paulo, Minas Gerais, e Santa Catarina. Os três estados que fecharam postos de trabalho foram Rio de Janeiro, Sergipe e Amapá.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bastidores da Política
Sobre Bastidores da Política
Tudo sobre política.
São Gonçalo dos Campos - BA
Atualizado às 03h48 - Fonte: Climatempo
20°
Pancada de chuva

Mín. 20° Máx. 28°

20° Sensação
8.8 km/h Vento
91.6% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (02/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 28°

Sol e Chuva
Sábado (03/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 29°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias