Domingo, 27 de Abril de 2025
21°C 32°C
São Gonçalo dos Campos, BA

Desabamento ameaça Igreja São João de Deus, patrimônio histórico de Cachoeira

Defesa Civil alerta para risco iminente de colapso total do telhado

São Gonçalo Agora
Por: São Gonçalo Agora
24/02/2025 às 11h13
Desabamento ameaça Igreja São João de Deus, patrimônio histórico de Cachoeira
Igreja São João de Deus, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano

Parte do teto da Igreja São João de Deus, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, desabou na noite de domingo (23). O templo, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), estava fechado para visitação há seis meses, segundo a Defesa Civil do município. Felizmente, ninguém ficou ferido.

O incidente ocorreu por volta das 20h, e na manhã desta segunda-feira (24), técnicos da Defesa Civil realizaram uma vistoria no local. De acordo com o coordenador do órgão, Pedro Erivaldo da Silva, há risco iminente de colapso total do telhado. A igreja está situada na Praça Doutor Aristides Milton, no Centro da cidade.

"Realizamos uma vistoria preliminar e vamos encaminhar um relatório urgente aos órgãos responsáveis, pois o estado da estrutura é deplorável. A qualquer momento, todo o telhado pode desmoronar", alertou Erivaldo. A Igreja São João de Deus faz parte do complexo da Santa Casa da Misericórdia de Cachoeira.

Fundada em 1729, a igreja funcionava originalmente como o antigo Hospital da Caridade de Cachoeira, criado pelo frei Antônio Machado de Nossa Senhora de Belém. Em 1754, a ordem de São João de Deus, de Lisboa, recebeu o imóvel por doação, e, em 1826, ele passou à administração da Santa Casa da Misericórdia.

Segundo a Defesa Civil, o órgão não foi previamente informado sobre o risco de desabamento. Durante a inspeção, foram identificados diversos problemas estruturais. "Não tínhamos conhecimento da gravidade da situação, pois essa responsabilidade cabe ao provedor da igreja. O estado de degradação é alarmante", ressaltou Erivaldo.

Continua após a publicidade
Anúncio

A reportagem entrou em contato com o Iphan, que tombou o templo e seu acervo em 1985, e aguarda um posicionamento sobre o caso. Já a prefeitura de Cachoeira afirmou que a Igreja da Santa Casa da Misericórdia não está sob sua responsabilidade, pois pertence a uma instituição privada.

O episódio ocorre semanas após o desabamento de parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, no Pelourinho, Salvador, no dia 5 de fevereiro. O caso ganhou repercussão nacional após a morte da turista Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, atingida pelos escombros. A Polícia Federal não descarta a possibilidade de responsabilização criminal pela tragédia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias