Quinta, 02 de Dezembro de 2021
27°

Pancada de chuva

São Gonçalo dos Campos - BA

Senado Federal Senado Federal

Movimento Pestalozziano recebe voto de aplauso, apresentado por Flávio Arns

Em pronunciamento, nesta quarta-feira (27), o senador Flávio Arns (Podemos-PR) apresentou um voto de aplauso pelos 95 anos do Movimento Pestalozzia...

27/10/2021 às 19h55
Por: São Gonçalo Agora Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Waldemir Barreto/Agência Senado
Waldemir Barreto/Agência Senado

Em pronunciamento, nesta quarta-feira (27), o senador Flávio Arns (Podemos-PR) apresentou um voto de aplauso pelos 95 anos do Movimento Pestalozziano no Brasil, celebrados na terça-feira  (26). A sua proposta foi deferida pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

O senador paranaense destacou a luta das Sociedades Pestalozzi a favor da cidadania e dos direitos da pessoa com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades em nosso País.

Flávio Arns lembrou que foi a partir do trabalho das Pestalozzi que a educação especial se organizou e se fortaleceu no Brasil. Ele fez questão de ressaltar a importância da chegada ao País, em 1929, da educadora russa Helena Antipoff, grande pesquisadora e educadora da criança com deficiência e com uma larga influência no Estado de Minas Gerais.

— Vale destacar que a primeira Apae fundada no Brasil, a Apae da Guanabara, no Rio de Janeiro, foi criada com apoio da Sociedade Pestalozzi do Brasil, que inclusive cedeu parte do seu prédio para abrigar a escola especial, afirmou.

O parlamentar também se referiu à criação, na década de 1970, da Federação Nacional da Sociedades Pestalozzi, sob o comando da Dra. Lizair Guarino, da Pestalozzi de Niterói, que fomentou o surgimento de várias sociedades em diversos Estados e Municípios brasileiros. "Hoje o movimento conta com 235 filiações espalhadas pelo Brasil."

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias