Quinta, 02 de Dezembro de 2021
27°

Pancada de chuva

São Gonçalo dos Campos - BA

Justiça Tocantins

Seciju promove ações em alusão à campanha Outubro Rosa nas unidades socioeducativas de Gurupi

Com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, duas unidades de Gurupi realizaram palestras de conscientização sobre os cânceres de mama e de colo de útero, voltadas para as servidoras das unidades socioeducativas e as mães de adolescentes

27/10/2021 às 14h55
Por: São Gonçalo Agora Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
No Ceip Sul 14 servidoras participaram da ação - Foto: Seciju/Governo do Tocantins
No Ceip Sul 14 servidoras participaram da ação - Foto: Seciju/Governo do Tocantins

Com foco na saúde das servidoras do Sistema Socioeducativo, além de conscientizar sobre a importância da prevenção dos cânceres de mama e do colo de útero, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) realizou ações voltadas à Campanha Outubro Rosa no Centro de Internação Provisória (Ceip Sul) e na Unidade de Semiliberdade (USL) Masculina, ambos em Gurupi. As ações ocorreram nessa terça-feira, 26, em parceria com a Unidade Básica de SaúdeRosendoBarbosa de Araújo; a Unidade Básica de Saúde Sevilha e a Unidade Básica de Saúde João Manoel, todas administradas pela Secretaria Municipal de Saúde.

A USL de Gurupi promoveu para as servidoras e mães dos socioeducandos uma palestra sobre o câncer de mama expondo causas, sintomas e tratamento, ressaltando que o alto índice de mortalidade é derivado do tratamento tardio, além de orientações sobre o autoexame da mama como um mecanismo de prevenção.

Outra temática debatida foi o câncer de colo de útero, considerando a importância dos exames anuais, com exposição de causas, sintomas e tratamento, focando no exame preventivo, além de explicar sobre as formas de tratamento que consistem em radioterapia, quimioterapia e, em último caso, a histerectomia (a retirada do útero).

Ao final da ação, as participantes tiveram um café da manhã organizado pela equipe técnica. Conforme o chefe da Unidade, Ricardo Figueiredo, a ação contou com a participação do público feminino externo. “Desenvolvemos essa palestra para as servidoras e também para as mães dos adolescentes em conflito com a Lei e estendemos o convite para as mães das servidoras que pudessem participar da ação. Na ocasião, os socioeducandos participaram já que é uma maneira de levar informações a eles sobre o que é o Outubro Rosa”, explicou.

Ceip Sul

NoCentro de Internação Provisória, também foi realizado um café da manhã seguido de uma palestra sobre prevenção do câncer de mama, ressaltando o autocuidado com a saúde feminina. A palestra foi ministrada pela enfermeira da Unidade Básica de Saúde João Manoel, Naiana Mota, que atende à Unidade Socioeducativa.

Conforme explica o chefe do Ceip Sul, Marcos Vinicius Faria, valorizar a saúde das servidoras é uma maneira de lhes oportunizar qualidade de vida. “Sabemos da importância do autocuidado e de ter uma palestra sobre o tema voltada para as servidoras desta unidade, uma vez que chama atenção para o tema incentivando que elas pratiquem o autoexame e busquem os meios preventivos. Além disso, o momento proporcionou um café partilhado, organizado por elas, gerando um ambiente de convívio e comunhão”, afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias