Quinta, 02 de Dezembro de 2021
29°

Pancada de chuva

São Gonçalo dos Campos - BA

Justiça Tocantins

Seciju promove palestra on-line em alusão ao combate da violência na primeira infância

Evento é voltado aos representantes dos 139 municípios que atuam na defesa dos direitos da criança e do adolescente

19/10/2021 às 18h55
Por: São Gonçalo Agora Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Evento faz parte do ciclo de ações coordenadas pela Gerência de Promoção dos Direitos da Primeira Infância e Gerência de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Seciju - Foto: Seciju/Governo do Tocantins
Evento faz parte do ciclo de ações coordenadas pela Gerência de Promoção dos Direitos da Primeira Infância e Gerência de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Seciju - Foto: Seciju/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), realizará nesta quinta-feira, 21, palestra sobre violência na primeira infância, voltada aos representantes dos 139 municípios que atuam na defesa dos direitos da criança e do adolescente. O evento faz parte do ciclo de ações coordenadas pela Gerência de Promoção dos Direitos da Primeira Infância e Gerência de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Seciju, realizadas desde 2020.

“A palestra ocorrerá em alusão à Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do período de zero a seis anos na formação da criança, além de focar no fortalecimento de uma convivência social, familiar e de cultura da paz para que a criança cresça num ambiente saudável e rico de bons estímulos”, explicou a gerente de Promoção dos Direitos da Primeira Infância, Andreia Seles.

Devido a Pandemia, foi criado um grupo deWhatsAppcom representantes dos 139 municípios, onde os gestores à frente desta Política de Atendimento mantêm contato com a Rede de Proteção dos municípios, auxiliando-os com orientações e capacitações. Nesta edição, a palestra terá como tema “Combate da Violência na Primeira Infância: Perspectivas e Possibilidades”, e será ministrada pelo assistente social, Alan Gomes dos Anjos.

Segundo a superintendente de Administração dos Sistemas de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rute Andrade, a possibilidade de fazer palestras e eventos on-line aumentou a taxa de participação dos municípios. “Assim, conseguimos continuar fortalecendo a política de proteção dos direitos da criança e do adolescente, dando acesso a muitos atores que não conseguiam participar de eventos do Estado pela distância dos municípios. Por meio de ambientes on-line, conseguimos envolver a Rede de uma forma bem mais ampliada”, concluiu.

A assistente Social, Ivanice Pires Aguiar, que participa da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Gurupi, destacou a importância das palestras. “São muito esclarecedoras. Durante o evento podemos ampliar o conhecimento sobre os temas. Como em uma vez que falaram sobre ‘Conceitos e Concepções para o Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’ e foi excelente”, recorda.

Primeira Infância

A Primeira Infância é a fase que vai desde a concepção aos seis anos de idade, período de intenso processo de formação das conexões neurais, e durante o qual fatores ambientais interagem de forma contínua para o desenvolvimento do cérebro e de todo o sistema nervoso central. Desta forma, as experiências vivenciadas durante a primeira infância determinam a estrutura neural para o desenvolvimento das habilidades físicas, cognitivas e socioemocionais fundamentais para garantir a saúde física e mental dos indivíduos durante toda a vida.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias