Quinta, 02 de Dezembro de 2021
29°

Pancada de chuva

São Gonçalo dos Campos - BA

Justiça Tocantins

Seciju participa da cerimônia de abertura da visita técnica do Pró-Vida para profissionais de segurança pública

Visitas serão realizadas às forças de segurança do Tocantins, incluindo a Polícia Penal, para acompanhar os projetos de valorização dos servidores

19/10/2021 às 15h15
Por: São Gonçalo Agora Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Evento contou com a participação de servidores que atuam nas forças de segurança do Tocantins - Foto: Luiz de Castro/Governo do Tocantins
Evento contou com a participação de servidores que atuam nas forças de segurança do Tocantins - Foto: Luiz de Castro/Governo do Tocantins

Ocorreu nesta terça-feira, 19, na Cidade da Polícia Civil, em Palmas, a cerimônia de abertura da visita técnica do Programa Nacional de Qualidade Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida), sendo realizada pelos servidores da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O evento contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), da Polícia Militar do Estado do Tocantins e do Corpo de Bombeiros Militar, abrindo a programação de visitas nos setores que atuam pela valorização dos servidores das forças de segurança do Estado, composta também pela Polícia Penal do Tocantins.

Na ocasião, o superintendente de Administração do Sistemas Penitenciário e Prisional do Tocantins, Orleanes Alves, falou sobre a atuação da Seciju na valorização dos servidores. “Nós temos o programaValorizar, dentro da Escola Superior de Gestão Penitenciária, que tem três eixos: gestão, segurança e qualidade de vida. Então a realidade do Sistema Penal do Tocantins hoje é totalmente diferente, temos trabalhado muito para que nossos policiais que estão fazendo a execução penal possam ter qualidade de vida”, destacou.

Visita técnica

A programação, que teve início com a agenda institucional de abertura, seguirá até a quinta-feira, 21, quando será realizada a visita na Escola Superior de Gestão Penitenciaria e Prisional, ligada à Seciju, a fim de conhecer o trabalho realizado pelo Sistema Penal na valorização dos seus servidores, por meio do programaValorizar.

“Nosso viés não é fiscalizar, nós viemos para conhecer as boas práticas que podem ser adaptadas para outros estados. Muitas coisas que estão sendo feitas aqui a gente não conhece. Então as visitas são nesse intuito de conhecer e orientar no que for preciso”, explicou a técnica superior penitenciária do Rio Grande do Sul e servidora mobilizada da Senasp, Rubia Mizuzzi.

Programa Pró-Vida

Criado em 2010, o Pró-Vida é ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e faz parte dos instrumentos para a implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, tendo como objetivos elaborar, implementar, apoiar, monitorar e avaliar os projetos de atenção psicossocial e de saúde no trabalho dos servidores que atuam nas forças de segurança pública e defesa social.

O intuito é contribuir com a valorização dos profissionais da área de segurança de todo o Brasil e reduzir os riscos de morte e de adoecimento durante o exercício das suas funções.

Programa Valorizar

Lançado em junho deste ano pela Seciju, o programaValorizartem como objetivo promover a qualidade de vida, valorização e capacitação dos servidores que atuam no Sistema Penal do Tocantins, via projetos promovidos pela Escola Superior de Gestão Penitenciária. Os principais eixos do programa são a qualidade de vida, por meio da aplicação de cursos como o de equilíbrio emocional, além de atendimentos médicos e psicológicos.

Por meio do Programa, também são desenvolvidos projetos ligados à segurança, como curso de manutenção e limpeza de armas, além de palestras voltadas às melhorias de gestão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias