Sábado, 12 de Julho de 2025
16°C 25°C
São Gonçalo dos Campos, BA
Publicidade

SES realiza campanha Novembro Azul para estimular o cuidado integral da saúde do homem

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Coordenação Estadual da Saúde do Homem, promoverá a campanha “Novembro Azul” com o objetivo de d...

São Gonçalo Agora
Por: São Gonçalo Agora Fonte: Secom Paraíba
31/10/2024 às 15h35

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Coordenação Estadual da Saúde do Homem, promoverá a campanha “Novembro Azul” com o objetivo de discutir a temática do câncer de próstata, abordando principalmente sua prevenção, mas também estimulando os homens a cuidarem mais de sua saúde, de forma integral.

Dentro da programação, estão previstos três webinários (transmitidos pelo YouTube), sendo no dia 14 (Saúde Bucal do Homem), dia 20 (Masculinidade e Sexualidade - Planejamento Familiar e Pré-natal do Parceiro) e dia 26 (Acesso do Homem à Atenção Básica - Estratégias do cuidado Integral). No dia 21, terá um evento com uma programação voltada para os servidores da SES, com serviços de saúde e práticas integrativas e de autocuidado e de prevenção.

Os webinários ficarão disponíveis no canal Youtube e serão voltados para os gestores e profissionais de saúde e a população em geral. No evento da SES, serão realizados testes de glicemia, aferição de pressão arterial, testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), de quatro agravos (HIV, sífilis, hepatites B e C), além de oferta de práticas integrativas complementares em saúde (massagem, ventosa, auriculoterapia, entre outros).

Na Paraíba, o câncer de próstata é o que mais acomete os homens, seguido dos cânceres dos brônquios, pulmões, estômago e cavidade oral. Dentre as doenças mais incidentes na população masculina paraibana, estão o infarto agudo do miocárdio, fatores externos (acidentes, violência por arma de fogo ou arma branca, quedas), Diabetes Mellitus, pneumonia e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

De acordo com estimativa de incidência de casos novos de neoplasias malignas para o ano de 2024, do Ministério da Saúde junto com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o mais incidente, com 83,38 novos casos para cada 100 mil paraibanos. Um número muito superior - se for feito um comparativo - com o câncer de mama mais incidente nas mulheres, 55,40 novos casos para cada 100 mil habitantes.

Continua após a publicidade
Anúncio

De acordo com Adriana Nascimento Gomes, da Área Técnica da Coordenação Estadual da Saúde do Homem, o Novembro Azul também é um momento de falar da saúde do homem de forma integral como prevê a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), alinhada com a Política Nacional de Atenção Básica. “O homem deve ser incentivado a visitar a Unidade Básica de Saúde, junto a sua a equipe de Saúde da Família, para que seja acompanhado, periodicamente, pelo menos duas vezes ao ano, quanto às suas necessidades de saúde. Lembrando que a Atenção Primária é a ‘porta de entrada’ do SUS para os demais serviços da Rede de Atenção à Saúde da população em geral”, disse.

A Coordenação Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde (MS) orienta os Estados e Municípios a trabalharem estimulando gestores e profissionais de saúde a refletir sobre a participação ativa nas ações de promoção e prevenção à saúde da população masculina não apenas no mês de novembro, mas ao longo de todos os meses do ano.

A SES, em conjunto com o Ministério da Saúde, propõe que sejam desenvolvidas atividades nos municípios e nas Unidades de Saúde que busquem facilitar e ampliar o acesso e o acolhimento com qualidade da população masculina às ações e aos serviços de assistência integral da Rede SUS.

Óbitos - No ano de 2024, foram registrados 4.368 óbitos na população masculina paraibana por causas gerais, sendo 1.843 por causas externas; 1.020 por infarto agudo do miocárdio; 782 por pneumonia; 560 por diabetes e 163 por AVC. Quanto aos óbitos por neoplasias, foram 256 por câncer de próstata; 184 de brônquios/pulmões; 170 de estômago; 51 de cavidade oral e 14 de câncer de pênis.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias