A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em parceria com o Banco do Brasil, iniciou nesta quinta-feira, 5, uma ação especial para incentivar a doação de sangue no estado. Com objetivo de fortalecer a cooperação, a Fundação Hemopa levou sua unidade móvel e trailer, equipados com profissionais capacitados para a coleta de sangue, até uma agência do banco, no bairro da Campina, em Belém.
Perla Santa Rosa, assistente social da Gerência de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, destacou o papel fundamental da parceria com o Banco do Brasil na conscientização da população sobre a importância da doação de sangue. "Com a proximidade do feriado, planejamos trazer o Hemopa para um ponto estratégico da cidade, onde há grande circulação de pessoas, aumentando as chances de captar mais doadores. Essa ação fortalece a cultura da doação e amplia a visibilidade do nosso trabalho, alcançando mais potenciais doadores", explicou.
Entre os doadores, Francisco Abreu, que doou sangue pela primeira vez, aproveitou a oportunidade para realizar seu desejo de ajudar. "Sempre quis contribuir, mas não sabia como. Quando vi a campanha de doação de sangue, percebi o impacto que um simples gesto pode ter. Saber que minha doação pode salvar até quatro vidas, me traz uma grande sensação de realização, e me motiva a doar regularmente", compartilhou.
Serviço- A campanha externa no Banco do Brasil continua nesta sexta-feira, 6, das 8h às 14h, na Avenida Presidente Vargas, 248, bairro da Campina, Belém.
Os interessados em doar podem se dirigir a qualquer unidade de coleta da Fundação Hemopa em Belém ou no interior. Para ser um doador, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, e apresentar CPF e documento de identidade com foto.
Mín. 17° Máx. 30°