17°C 30°C
São Gonçalo dos Campos, BA
Publicidade

Em Marabá, Estado avança em obras nas áreas de infraestrutura, saúde e educação

Estão em curso a construção da Policlínica/Natea, creche, escola estadual, Hospital Materno Infantil de Marabá e a ponte sobre o Rio Itacaiúnas

05/09/2024 às 15h40
Por: São Gonçalo Agora Fonte: Secom Pará
Compartilhe:

O governo do Pará executa obras importantes em Marabá, região de Integração Carajás, contribuindo para melhoria da saúde, educação, mobilidade, assistência social e ainda geração de empregos. Atualmente, sete obras estão em andamento no município, por meio das secretarias estaduais de Obras Públicas (Seop); de Infraestrutura e Logística (Seinfra), de Educação (Seduc), de Saúde (Sespa), e da Universidade Estadual do Pará (Uepa).

Entre as obras, destaque para a Policlínica/Natea de Marabá, sob a responsabilidade da Seop e Sespa, com 98% dos serviços concluídos, e aguardando somente a instalação dos equipamentos. A Policlínica de Marabá vai contribuir para a descentralização dos serviços de saúde especializados, e para a prevenção, diagnóstico e tratamentos de doenças, com atendimento de qualidade, e ainda apoio às pessoas com deficiência, através do NATEA.

A Policlínica tem cerca de 2.380 m² de área em obras. São dois andares com 53 salas para os mais os atendimentos de saúde, incluindo atendimentos primários. O espaço vai ter as especialidades de ginecologia, otorrino e oftalmologia. Além de salas para exames como eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma, mapa, holter, teste ergométrico, ultrassonografia, mamografia, raio-x, densitometria, tomografia, ressonância magnética e ainda endoscopia.

Hospital Materno Infantil -Ainda na área da saúde, o governo do Pará, por meio da Sespa e em parceria com a Vale, avança na construção do Hospital Materno Infantil de Marabá. A obra tem 36% dos serviços executados por cerca de 120 trabalhadores, 70% dessa mão de obra é local, como pedreiros, marceneiros e montadores.

Os serviços do Materno Infantil estão na fase de montagem de pré-moldados do prédio principal e do prédio de apoio logístico. O Hospital tem aproximadamente dois mil e duzentos metros quadrados de área construída, dividida em dois blocos principais. O principal bloco conta com seis pavimentos. Serão 135 leitos, sendo 49 leitos obstétricos, 41 leitos pediátricos, 10 leitos de UTI adulto, 10 leitos de UTI pediátrica, 10 leitos de UTI Neonatal, 10 leitos de UCI Neonatal e 05 leitos de Método Canguru.

Continua após a publicidade
Anúncio

O Hospital Materno Infantil vai oferecer serviços de urgência e emergência, de internação, de consultas médicas, de apoio diagnóstico e terapêutica (SADT) com laboratório de análises clínicas e exames de imagem e métodos gráficos. Com exceção dos casos de urgência e emergência pediátrica e obstétrica, o acesso ao atendimento no Hospital será realizado por meio de demanda referenciada com agendamentos prévios por meio da regulação estadual. O objetivo do governo é ampliar e fortalecer a assistência à saúde das mães e crianças paraenses na região dos Carajás.

Programa “Creche por todo o Pará” -Em Marabá, a creche do Programa “Creche por todo o Pará” fica na rua São Luís, Novo Horizonte, e vai contar com estrutura para o ensino infantil. Serão 9 salas de aula, sala multiuso, 5 banheiros, secretaria, coordenação, sala dos professores, copa, despensa, área de serviço, lactário, berçário, trocador e DML; como também uma área externa com quadra, parquinho em areia, jardim, banho externo e horta, que atenderá 200 crianças de 0 a 5 anos.

O engenheiro responsável pela obra em Marabá, Libino Loebens Júnior, afirma que os serviços na Creche alcançaram 90% de conclusão. O próximo passo será a instalação das luminárias e do sistema de ventilação.

“A gente fica satisfeito em ver um investimento desta monta do governo do estado na área da educação. Os moradores já estão ansiosos, querendo saber quando a creche ficará pronta, para matricular seus filhos. É importante para nós que trabalhamos na obra, pais de família, gera emprego local e ajuda a desenvolver. Vamos finalizar os serviços com qualidade”, sublinha o engenheiro Loebens.

Uepa -O governo do estado está ampliando a estrutura física da Uepa (Universidade Estadual do Pará), em Marabá. Trata-se da Construção de um Bloco de Laboratórios Multiusuário que está sendo executado em duas etapas. No momento, os serviços estão finalizando na 1ª Etapa, que é a de execução das fundações e estrutura do pavimento térreo.

Com cerca de 71% executado da 1ª Etapa, com investimento de momento de R$ 228.884,49. A segunda etapa abrangerá a finalização da estrutura do pavimento superior, os acabamentos e instalações complementares da edificação. Atualmente, a obra se encontra na fase de orçamento da 2ª Etapa.

“O Bloco cinco vem para ampliar a estrutura física do Campus e atender mais especificamente o PPC (Projeto Pedagógico do Curso) dos cursos relacionados aos cursos das engenharias em relação aos laboratórios e também salas de aula para os cursos da graduação e pós-graduação ofertados pelo Campus, explica a coordenadora do Campus da Uepa de Marabá, professora doutora Danielle Monteiro.

Gaspar Viana -Ainda na área da educação, o governo do estado está reconstruindo a Escola Estadual “Gaspar Viana”, o que vai proporcionar melhor estrutura e ensino de melhor qualidade. A obra contém oito blocos, sendo um bloco de recreio, descanso, laboratório, auditório, administrativo, 12 salas de aula, quadra com arquibancada e guarita. Atualmente, a obra se encontra com 60% dos serviços executados, faltando acabamentos de todos os blocos, cobertura, muro lateral, partes elétricas, refrigeração, hidráulicas e ainda urbanização.

Ponte -O Estado também investe na área de infraestrutura e mobilidade urbana, em parceria com a prefeitura de Marabá, está sendo construída a 3ª ponte sobre o Rio Itacaiúnas, que vai interligar os núcleos Nova Marabá e Cidade Nova, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico no sudeste paraense, gerando empregos e ampliando a mobilidade urbana. A ponte está na fase de implantação da superestrutura do trecho com estais (cabos de aço), incluindo execução do mastro, dos estais – cujos mastros têm 43 m de altura - e aduelas. No trecho de aproximação é executado o acabamento, como as barreiras New Jersey, fabricação de guarda-corpo e sistema de drenagem. Os trabalhos atingiram 65% de conclusão, cumprindo o cronograma previsto.

A construção da ponte resulta de convênio firmado entre o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra), e a Prefeitura de Marabá, e contribuirá para o aperfeiçoamento da mobilidade urbana e da fluidez no tráfego. Iniciada em julho do ano passado, a obra deve ser entregue no final de 2024. O investimento do governo do estado é de 50 milhões de reais.

A nova infraestrutura de transporte terá 524 metros de comprimento e 16 m de largura, sendo 1,85 m de faixa de passeio em cada lado, enquanto o trecho estaiado corresponde a 240 m.
Usina da Paz- A obra da Usina da Paz de Marabá está com 98% dos serviços concluídos e fica localizada no complexo Liberdade, entre os bairros Jardim União e Independência. A estrutura é um projeto integrado ao programa Territórios Pela Paz (TerPaz) do Governo do Pará, em parceria com a mineradora Vale e vai ofertar mais de 70 serviços nas áreas da cultura, lazer, esporte, atendimento médico e odontológico gratuitamente à população.

Para o secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto, as obras do governo do estado em Marabá e região sudeste, são de suma importância para o desenvolvimento social do município. “Cada vez mais o governo do estado se consolida na região com grandes investimentos em várias áreas, comprovando a sua preocupação que é cuidar de pessoas proporcionando mais geração de empregos e contribuindo para melhoria da saúde, educação, mobilidade, assistência social entre outras”, lembra o secretário.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias