Quarta, 20 de Outubro de 2021
22°

Poucas nuvens

São Gonçalo dos Campos - BA

Justiça Tocantins

Governo do Tocantins presenta Unidade Penal de Palmas para gestores do estado de Rondônia

Secretário da Seciju, Heber Fidelis, e gestores do sistema penal apresentaram as instalações e os projetos desenvolvidos que são referencias para o país

17/09/2021 às 10h20
Por: São Gonçalo Agora Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Secretário e os gestores do sistema penal apresentaram o novo bloco construído com mão de obra prisional - Foto: Aline Batista/Governo do Tocantins
Secretário e os gestores do sistema penal apresentaram o novo bloco construído com mão de obra prisional - Foto: Aline Batista/Governo do Tocantins

O secretário de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Heber Fidelis, e gestores do sistema penal do Tocantins receberam o secretário de Justiça de Rondônia (Sejus), Marcus Rito, na tarde dessa quinta-feira, 16. O objetivo da visita foi apresentar as instalações da Unidade Penal de Palmas e os projetos de assistência e trabalho voltados para as pessoas privadas de liberdade, por meio do Programa Novo Tempo.

Além do secretário Marcus Rito, integraram a equipe de gestores de Rondônia, o presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano; os deputados estaduais Anderson Pereira e Jhony Paixão; os promotores de justiça do Ministério Público Estadual, Ivanildo de Oliveira e Tiago Lopes Nunes; e o conselheiro do TCE, Benedito Antônio Alves.

Durante a apresentação dos espaços, os visitantes conheceram o novo bloco de alojamento construído com mão de obra prisional, o Espaço Multiuso do Programa Novo Tempo, composto por oficinas de produção como a fábrica de bloco de artefatos de concreto, fábrica de costura que produz máscaras e chinelos, área de panificação, horta e o tanque de peixes que está sendo construído; as instalações para audiências virtuais, o parlatório, a base do Grupo de Operações de Inteligência (GOI), a sede do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope) e o Núcleo de Operações com Cães (NOC).

Guiando os visitantes, o secretário Heber Fidelis explicou como é feita a gestão das unidades penais do Tocantins. “Com a implementação de projetos de estudo, profissionalização e trabalhos, os custodiados das unidades penais do Tocantins têm cumprido sua pena e retornado para a sociedade com uma nova perspectiva de vida, o que diminuiu consideravelmente o índice de reincidência, e isso reflete diretamente na diminuição da população carcerária a cada ano, na contramão de outros estados. Hoje, no Tocantins, é obrigatório que toda unidade penal tenha implantado programas de educação e trabalho e isso só é possível com a cooperação de todos os policiais penais”, enfatizou o gestor.

O secretário da Sejus de Rondônia, Marcus Rito, avaliou positivamente os projetos instituídos no sistema penal tocantinense. “Primeiramente agradecemos a receptividade do secretário da Seciju e com essa visita percebemos o funcionamento fluido, limpo e organizado da unidade, o que faz diferença na execução da pena e na melhoria da segurança pública como um todo”, ressaltou.

Referência nacional

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Rondônia, Benedito Antônio Alves, afirmou que o sistema penal do Tocantins é uma referência nacional em trabalho e educação. “O sistema penal do Tocantins virou um case de sucesso, transformando em pouco tempo uma realidade deficitária em uma execução da pena humanizada, atendendo a todos os princípios da Lei de Execução Penal (LEP) e certamente nos servirá de modelo de atuação”, avaliou.

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Alex Redano, corrobora com a afirmativa do conselheiro do TCE. “Viemos para conhecer o sistema penal do Tocantins por ser nacionalmente reconhecido como um sistema pautado na execução da pena com foco na reinserção social e estamos encantados com o que presenciamos. Parabenizamos os gestores por todo trabalho desenvolvido, saímos daqui maravilhados e agradecidos pela recepção”, destacou o presidente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Gonçalo dos Campos - BA Atualizado às 04h26 - Fonte: ClimaTempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 27°

Qui 25°C 22°C
Sex 24°C 22°C
Sáb 25°C 22°C
Dom 28°C 20°C
Seg 34°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias