Quinta, 28 de Maio de 2020 21:21
75 98175-0580
Política Educação

Senado aprova adiamento do Enem para depois do fim do ano letivo de 2020

As provas do Enem estão marcadas, até o momento, para os dias 1, 8, 22 e 29 de novembro.

20/05/2020 11h24 Atualizada há 1 semana
Por: Sandro Araújo
Senado aprova adiamento do Enem para depois do fim do ano letivo de 2020

O projeto, da senadora Daniella Ribeiro, determina que toda vez que a decretação de estado de calamidade pública interferir no calendário escolar – como é o caso agora com a pandemia do coronavírus – o Exame Nacional do Ensino Médio seja suspenso até o fim do ano letivo em todo o País. Isso dará tempo, explica a senadora do PP da Paraíba, para que os alunos tenham as aulas perdidas repostas e que todos fiquem em igualdade de condições.

Nós estamos aqui, todos nós, cada um numa sala, estou aqui numa biblioteca, vocês também, cada um numa sala, nós temos computador, nós podemos nos comunicar, mas essa não é a realidade dos estudantes da rede pública do Brasil. Essa não é a realidade. Nós sabemos – eu sou Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia – que 40% dos brasileiros não têm acesso à internet. Não têm.

O relator, Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, acrescenta que dos quase seis milhões e meio de jovens que devem se matricular no Enem em 2020, mais de quatro milhões já concluíram o ensino médio e prestaram a prova ao menos uma vez. Com as aulas interrompidas, os alunos que se formam agora ficariam em desvantagem.

Nós temos hoje em torno de 25% dos alunos que concluem agora o terceiro ano do ensino médio. E nós temos aí mais uns 15% que são alunos do ensino médio do segundo ano que são os treineiros. Agora, a maioria são alunos que já concluíram o ensino médio, que já fizeram o Enem nos anos anteriores. Lembramos que nossos alunos das escolas públicas não tiveram sequer dois meses de aula. Seria muito injusto.

O líder do governo, Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco, explicou que o Ministério da Educação vinha estudando o adiamento, mas não quer trabalhar com uma data aberta para não perder o primeiro semestre letivo do ano que vem.

O que eu tentei argumentar na ponderação que fiz ao Relator e à autora do projeto é que nós defendemos, sim, o adiamento, mas um adiamento que, ficando aberto, não termine prejudicando todo o primeiro semestre do próximo ano letivo. A ideia é que se pudesse fazer uma reflexão para que a gente trabalhasse com uma data limite para a realização das provas do Enem.

As provas do Enem estão marcadas, até o momento, para os dias 1, 8, 22 e 29 de novembro. O projeto será analisado agora pela Câmara dos Deputados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bastidores da Política
Sobre o Bastidores da Política
Tudo sobre política.
São Gonçalo dos Campos - BA
Atualizado às 21h17 - Fonte: Climatempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 26°

22° Sensação
17.2 km/h Vento
77.4% Umidade do ar
67% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (29/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 25°

Sol e Chuva
Sábado (30/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 25°

Sol e Chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias