17°C 24°C
São Gonçalo dos Campos, BA
Publicidade

Vacinação é a principal aliada para manter a poliomielite erradicada

A luta contra a paralisia infantil alcançou um marco histórico no Brasil, com a erradicação da doença graças às campanhas de vacinação. Em Feira de...

11/07/2024 às 09h30
Por: São Gonçalo Agora Fonte: Prefeitura de Feira de Santana - BA
Compartilhe:

A luta contra a paralisia infantil alcançou um marco histórico no Brasil, com a erradicação da doença graças às campanhas de vacinação. Em Feira de Santana, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem desempenhado um papel crucial ao reforçar durante todo o ano a importância da imunização contra a poliomielite.

A poliomielite é uma doença contagiosa causada por vírus, que pode afetar severamente crianças, levando a sintomas como crescimento assimétrico das pernas, atrofia muscular, e em casos graves, paralisia das pernas e dos músculos faciais.

Durante a Campanha de Vacinação contra a poliomielite, 41.474 crianças de até cinco anos estão elegíveis para receber a vacina. No entanto, apenas 9.210 foram imunizadas, o que revela uma cobertura vacinal abaixo da meta de 95%, aumentando o risco de possível retorno do vírus.

"Estamos comprometidos em garantir a proteção de nossas crianças contra a poliomielite. A vacina é nossa maior aliada na prevenção, por isso é fundamental que todas as crianças menores de cinco anos sejam vacinadas conforme o calendário estabelecido. Reforçamos o convite para que os pais e responsáveis levem seus filhos às unidades de saúde para receber a vacina”, destacou Cristiane Campos, secretária municipal de Saúde.

A vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira. Para facilitar o acesso, às USFs vinculadas ao programa "Saúde na Hora" oferecem horário ampliado das 8h às 20h30, permitindo que a população se vacine também no período noturno.

Continua após a publicidade
Anúncio


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias