17°C 24°C
São Gonçalo dos Campos, BA
Publicidade

Fapespa informa prorrogação da Chamada WBI 2024

A Chamada visa apoiar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa do Brasil e da Comunidade Francesa da Bélgica

10/07/2024 às 23h00
Por: São Gonçalo Agora Fonte: Secom Pará
Compartilhe:

A Fundação de Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) informa que foi prorrogada para até o dia 22 de julho a "Chamada CONFAP & WBI – Bélgica 2024", que vai financiar projetos conjuntos de Pesquisa & Inovação entre o Brasil e a Bélgica. Podem participar desse edital pesquisadores das Instituições de Ensino Superior e Pesquisa, públicas ou privadas (sem fins lucrativos), Instituições Científicas, Instituições de Tecnologia e Inovação do Pará.

A chamada visa apoiar projetos conjuntos de pesquisa e inovação entre pesquisadores brasileiros e belgas, com o objetivo de promover a colaboração científica e tecnológica entre os dois países e gerar novos conhecimentos com impacto social e econômico.

Internacionalização -A Chamada CONFAP & WBI – Bélgica 2024 foi lançada em maio de 2024 pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e pela Wallonie-Bruxelles International (WBI), agência de relações internacionais da Bélgica.

A proposta do edital é apoiar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa do Brasil e da Comunidade Francesa da Bélgica, principalmente nas seguintes áreas: Materiais circulares; Inovação para uma saúde melhor; Inovações para projeto e produção ágeis e seguros; Sistemas energéticos e habitats sustentáveis; Gestão Ambiental Inovadora e futuras Cadeias Agroalimentares; Digitalização; Amazônia.

Para essa finalidade, a Fapespa apoiará até dois projetos de Pós-doutorado no Exterior (PDE), no valor de até € 40.086 (quarenta mil e oitenta e seis euros) cada, com prazo de vigência de até 12 meses.

O acesso integral ao conteúdo da Chamada está disponível no site do CONFAP por meio do link . Os candidatos devem preencher o formulário de submissão de propostas até o dia 22 de julho de 2024 e submeter a proposta por meio da plataforma do CONFAP, disponível no endereço eletrônico.

Continua após a publicidade
Anúncio

A Fapespa obedecerá ao cronograma disponibilizado na Chamada, alterando apenas o período de início da contratação, que no âmbito da Fundação se dará em janeiro de 2025 e o início das atividades a partir de abril de 2025.

"A parceria, a formação de redes, a troca de experiência entre pesquisadores é fundamental para aumentar o grau de maturidade da equipe, assim como agregar novos conhecimentos através desses intercâmbios. E quando falamos da internacionalização, isto ganha um potencial ainda maior. É por isso que o Governo do Estado do Pará, através da Fapespa, apoia ações de internacionalização dos nossos grupos de pesquisa, fomentando assim a troca de saberes e o aprimoramento das pesquisas realizadas aqui pelas nossas instituições", informa o presidente da Fapespa, Marcel Botelho.

Para mais informações acerca da CONFAP - Wallonie-Bruxelles International (WBI) 2024, os candidatos deverão entrar em contato através do endereço: [email protected]. Já possíveis dúvidas quanto aos critérios de elegibilidade adotados pela Fapespa, podem ser esclarecidas através do contato: [email protected] .

Novo Cronograma:

- Abertura da Chamada: 13 de maio de 2024
- Prazo para submissão de propostas: 22 de julho de 2024
- Análise das propostas: julho a outubro de 2024
- Seleção dos projetos: novembro de 2024

Como se candidatar:

As propostas de projetos devem ser submetidas eletronicamente por meio das plataformas online do CONFAP e da WBI, através dos sites:
- CONFAP: https://confap.org.br/
- WBI: https://www.wbi.be/
Dúvidas sobre a chamada podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected]

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias