17°C 24°C
São Gonçalo dos Campos, BA
Publicidade

Mercado municipal e novos equipamentos dinamizam agricultura familiar em Vereda

A CAR foi autorizada a celebrar convênio para cooperação técnica, operacional e financeira para ampliar os Serviços de Inspeção Municipal O post Me...

09/05/2024 às 00h05
Por: São Gonçalo Agora Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto: André Frutuôso/CAR
Foto: André Frutuôso/CAR

O Extremo Sul recebeu, nesta quarta-feira (8), mais um novo espaço de comercialização dos produtos da agricultura familiar. O Governo do Estado entregou o Mercado Municipal de Vereda, com 16 boxes para garantir conforto e segurança para comerciantes e consumidores.

O novo mercado animou agricultores e agricultoras familiares como Ramsés Costa. “Eu tenho 43 anos morando em Vereda e eu nunca vi um mercado municipal como esse. Todas essas obras estão revolucionando o município de Vereda porque antes a gente tinha de ir para Medeiros Neto ou Teixeira de Freitas para vender os produtos, agora vamos permanecer aqui e será um progresso para mim e, acredito, que para toda a população”, destacou Ramsés, que é produtor artesanal de polpas de frutas como goiaba e acerola e que pretende ampliar o seu negócio com a venda de polpas de frutas na região.

Outro que está empolgado com o novo equipamento é o representante do Assentamento Hugo Chavez, Adelflor Figueiredo. A liderança espera ampliar as vendas de frutas, raízes e hortaliças a partir do mercado municipal. “Nós temos batata, banana, maracujá, aipim, feijão, cana… são várias culturas que vamos poder vender e aumentar a nossa renda no Assentamento”, completou Adelflor.

Foto: André Frutuôso/CAR
Foto: André Frutuôso/CAR

A construção do mercado municipal, na sede de Vereda, tem como principal objetivo o ordenamento da feira livre disponibilizando um equipamento que visa garantir a segurança, conforto e higiene dos produtos comercializados, beneficiando agricultores, comerciantes e a população de modo geral, contribuindo, assim, para a valorização e o desenvolvimento local.

Continua após a publicidade
Anúncio

Além do mercado municipal, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), entregou duas grades aradoras e um trator com implementos agrícolas para apoiar as atividades da agricultura familiar do município.

Foto: André Frutuôso/CAR
Foto: André Frutuôso/CAR

Novos convênios

Durante o evento, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da CAR, foi autorizada a celebrar convênio com o Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia (Construir) para desenvolver ações de dinamização do uso dos produtos da agricultura familiar na alimentação escolar através de assessoria técnica, atendendo aos 12 municípios que compõem o consórcio.

Ainda em Vereda, a CAR foi autorizada a celebrar convênio com o consórcio Construir para cooperação técnica, operacional e financeira para ampliar os Serviços de Inspeção Municipal (SIM), nos diversos municípios que compõem o consórcio.  

Por meio do convênio, será possível certificar as agroindústrias de produtos de origem animal, especialmente do sistema produtivo do leite, para que sejam comercializados no território de forma segura e com qualidade, contribuindo para o desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda para os produtores, principalmente da agricultura familiar.

As entregas foram valorizadas pelo diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro. “Nós estamos realizando uma série de entregas, em especial o novo mercado municipal de Vereda, que vai contribuir para o crescimento da agricultura familiar da região e comercialização dos produtos de agricultores e agricultoras desse município. Vereda está de parabéns e é um exemplo do que vem acontecendo em toda a Bahia”, comemorou.

Fonte: Ascom/CAR

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias