Delivery Espetinho do João
BANNER-728x90px-MAIS-SAUDE-BAHIA-0320-2020-SESAB-
O caso é sério

MP vai fiscalizar políticas públicas municipais de enfrentamento do coronavírus

A recomendação é da procuradora-geral de Justiça Norma Angélica Cavalcanti. "A desobediência às medidas anunciadas pelas as autoridades caracteriza o delito previsto no art. 268 do Código Penal.

19/03/2020 15h49
Por: Sandro Araújo
Fonte: Cecom/MP

A procuradora-geral de Justiça Norma Angélica Cavalcanti recomendou hoje, dia 19, às Promotorias de Justiça do Estado da Bahia que abram procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar, de forma continuada, as políticas públicas e a atuação dos gestores municipais e estadual no que diz respeito ao enfrentamento do coronavírus (Sars-Cov-2). O acompanhamento das ações implementadas pelos gestores deverá ser feito pelas Promotorias com atribuição nas áreas de Saúde Pública, Educação, Infância e Juventude, Direitos Humanos, Segurança Pública, Consumidor, Improbidade Administrativa e Criminal, onde houver repartição de atribuições funcionais, e também pelas Promotorias de Justiça que têm atribuição plena. Para elaboração da recomendação, publicada no Diário da Justiça Eletrônico, a PGJ considerou diversos fatores, dentre eles a situação mundial de pandemia e a quantidade de casos já registrados na Bahia.

Norma Angélica também considerou a nota técnica emitida conjuntamente pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), através da Comissão de Saúde, e pela 1ª Câmara de Coordenação e Revisão – Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos em Geral, do Ministério Público Federal, que orienta a atuação dos membros do MP brasileiro em face da decretação de Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional para o coronavírus. Diversas normas, atos e medidas foram observadas pela PGJ para elaboração da recomendação, que aborda ainda a necessidade de se atentar à vulnerabilidade da população idosa, pessoas em situação de rua, crianças e adolescentes, jovens em situação de internação, população carcerária, entre outros. Ela também destacou que a desobediência às medidas sanitárias determinadas pelas autoridades competentes, a fim de inibir a propagação da doença provocada pelo coronavírus, caracteriza o delito previsto no art. 268 do Código Penal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Gonçalo dos Campos - BA
Atualizado às 08h41
26°
Poucas nuvens Máxima: 29° - Mínima: 23°
27°

Sensação

8.6 km/h

Vento

69.7%

Umidade

Fonte: Climatempo
ESPETINHO DO JOÃO retângulo médio
Municípios
O FRANGÃO retângulo médio
Últimas notícias
ESPAÇO CIDADÃO retângulo médio
Mais lidas
APP R.S. GONÇALO retângulo médio
Anúncio