Sábado, 18 de Setembro de 2021
25°

Pancada de chuva

São Gonçalo dos Campos - BA

Justiça Tocantins

Unidade Penal Feminina de Palmas recebe visita de representantes da OAB Tocantins para alinhar ações

Objetivo da visita foi alinhar o trabalho voltado para mulheres em cumprimento de pena

29/07/2021 às 12h15
Por: São Gonçalo Agora Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Durante a visita, a gestão da Unidade Penal de Palmas e os representantes da OAB alinham ações para a melhoria da custódia da mulher encarcerada - Foto: Seciju/ Governo do Tocantins
Durante a visita, a gestão da Unidade Penal de Palmas e os representantes da OAB alinham ações para a melhoria da custódia da mulher encarcerada - Foto: Seciju/ Governo do Tocantins

A Unidade Penal Feminina de Palmas, administrada pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), recebeu nessa quarta-feira, 28, a visita de representantes da Procuradoria Prerrogativas e dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados Brasileiros – Seccional Tocantins (OAB/TO) para estreitar laços e alinhar parcerias entre e a gestão da unidade e advocacia.

Durante a visita, os representantes da OAB/TO e a gestão da unidade alinharam pautas referentes aos agendamentos e atendimentos dos advogados às custodiadas, visando a prestação de serviço eficiente por parte do Estado e garantindo as prerrogativas destes profissionais em relação ao desenvolvimento do trabalho perante as mulheres privadas de liberdade.

O chefe da unidade, Cleber Solano, frisa que além dos atendimentos dos advogados também foram alinhadas ações voltadas para comodidade das custodiadas e melhoria da infraestrutura do estabelecimento penal. “Alinhamos algumas parcerias futuras como: doação de material de higiene para as internas, a construção de um parlatório na unidade penal, a criação de uma rede de apoio às custodiadas para que seja facilitado os atendimentos médicos específicos como, ginecologia, odontologia entre outros”.

Cleber salienta que a visita é de suma importância para cumprimento das diretrizes da Lei de Execução Penal. “Ambas instituições têm o poder e dever de salvaguardar os direitos individuais e humanos das pessoas privadas de liberdade, pode também, por meio de parcerias, fomentar a qualidade de vida no cárcere e dar um pouco mais de dignidade a estas pessoas que estão reclusas. Além de contribuir também com uma melhor execução da pena”, ressalta.

Sistema Penal e OAB/TO

A representante da Procuradoria Prerrogativas da OAB/TO,AuridéiaLoiola, relata que a visita gerou uma aproximação entre as instituições. “O objetivo foi o de aproximar a OAB/TO da realidade vivenciada no sistema prisional, buscando contribuir com o que for de sua competência Institucional para aprimorar sempre mais o atendimento à advocacia, enfatizando que o diálogo entre as instituições é necessário para garantir resultados positivos em favor da sociedade”, destaca.

Segundoo representantedos Direitos Humanos da OAB/TO, Cristian Ribas, a visita da instituição procurou fazer uma análise do funcionamento da unidade. “A OAB/TO está buscando fazer um diagnóstico da situação do sistema prisional do Estado do Tocantins, a fim de buscar contribuir de forma assertiva com sugestões e recomendações de melhorias das condições de cumprimento de pena de reeducandos e as condições de trabalho e segurança dos agentes. A visita consistiu sobretudo em conhecer a estrutura e condições internas da unidade, e ouvir e dialogar com a direção questões a prerrogativas da advocacia”, finaliza.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Gonçalo dos Campos - BA Atualizado às 08h17 - Fonte: ClimaTempo
25°
Pancada de chuva

Mín. 19° Máx. 27°

Dom 28°C 20°C
Seg 28°C 19°C
Ter 28°C 20°C
Qua 28°C 20°C
Qui 30°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias