Sábado, 18 de Setembro de 2021
24°

Pancada de chuva

São Gonçalo dos Campos - BA

Esportes Goiás

Autódromo de Goiânia faz 47 e homenageia personagens do automobilismo estadual

Em comemoração ao quase meio século da praça esportiva, completado nesta quarta-feira (28), atletas e profissionais ligados à modalidade em Goiás são representados em artes de grafite, e recebem placa por reconhecimento à contribuição dada ao esporte

29/07/2021 às 10h00
Por: São Gonçalo Agora Fonte: Secom Goiás
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Goiás
Foto: Reprodução/Secom Goiás

O Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna completou, nesta quarta-feira (28/07), 47 anos de inauguração. Para comemorar a data, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), realizou um evento na praça esportiva, homenageando figuras marcantes do automobilismo e motociclismo goiano. Foram feitas artes em grafite para representar personalidades que fizeram parte da história do local, em reconhecimento à contribuição dada por eles para a modalidade no Estado.

O secretário de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, participou da cerimônia e falou sobre a importância histórica da construção do Autódromo de Goiânia, inaugurado em 1974: “É um marco na nossa história. O então governador Leonino Di Ramos Caiado foi visionário em fazer esta obra, que alavancou o nosso Estado, não só do ponto de vista esportivo, como também em outras áreas, como turismo e economia. Hoje continuamos sendo referência no automobilismo nacional, e isso nos enche de orgulho”, ressaltou o titular da pasta.

Receberam homenagens figuras importantes do automobilismo goiano, que contribuíram para a história da modalidade. O secretário Henderson Rodrigues enalteceu a importância deste reconhecimento. “Se o autódromo tem toda essa relevância é por causa das pessoas que construíram esta história. Nada mais justo do que homenagear essas figuras marcantes que fizeram do esporte alegria para o povo goiano”, completou.

Um dos homenageados foi Edmar Ferreira, campeão latino-americano e tricampeão brasileiro de motovelocidade, que participou do evento de inauguração do Autódromo de Goiânia. “Foi uma alegria muito grande para a gente a construção na época. Vieram vários pilotos de fora para uma festa que parou a cidade. Em Goiânia, eu participava de corridas de rua desde 1960, na Avenida 24 de Outubro, Avenida Araguaia. Quando o autódromo começou a ser construído foi criada uma alta expectativa”, relembrou o ex-piloto.

Outros nomes que receberam as homenagens: os pilotos Alencar Júnior, Roberto Boettcher, João Ricardo Reis, Armando César e Geraldo Gomes Assunção, que foi funcionário do autódromo por 39 anos. O jornalista Fernando Campos, especializado em automobilismo, foi representado com uma arte na sala de imprensa, que agora leva o seu nome. Também receberam homenagens póstumas os pilotos Matheus Barbosa, Indy Muñoz, Romeu Calil e Laércio Justino, além de Marcos Veiga Jardim, que foi um dos responsáveis pelo projeto de construção do espaço.

História

Considerada umas das principais praças esportivas do tipo no continente sul-americano, o Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna é um dos mais importantes do Brasil. Os maiores pilotos nacionais, e muitos internacionais, já aceleraram por suas seguras retas e curvas.

Inaugurado em 28 de julho de 1974, o Autódromo de Goiânia esteve sempre na rota dos principais eventos e competições de automobilismo, motociclismo e ciclismo do país. Sediou também testes e feiras da indústria desses segmentos.

Ao longo desse período, o circuito goiano alojou competições das principais categorias nacionais e internacionais. O ponto alto foi a realização dos três primeiros Grandes Prêmios Brasil de Motociclismo, realizados entre 1987 e 1989. Além disso, o Autódromo de Goiânia sediou também provas da Fórmula 3 Sul-Americana, Stock Car, Copa Truck, Fórmula Ford, Fórmula Chevrolet, Marcas e Turismo, entre outras categorias.

Fotos: Mantovani Fernandes

Fonte: Seel - Governo de Goiás

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
São Gonçalo dos Campos - BA Atualizado às 07h57 - Fonte: ClimaTempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 19° Máx. 27°

Dom 28°C 20°C
Seg 28°C 19°C
Ter 28°C 20°C
Qua 28°C 20°C
Qui 30°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias