Sexta, 17 de Setembro de 2021
21°

Pancada de chuva

São Gonçalo dos Campos - BA

Justiça Tocantins

Cidadania e Justiça abre turma para o curso de Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial na Unidade Penal de Formoso do Araguaia

Curso irá atender 14 presos de nove unidades diferentes do Estado, gerando 13 dias de remição de pena para cada um deles

28/07/2021 às 18h11
Por: São Gonçalo Agora Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
“O meu grande foco é passar meus conhecimentos para que eles possam ter uma vida digna lá fora”, disse o professor J.M.A. - Foto: Marcos Miranda/Governo do Tocantins
“O meu grande foco é passar meus conhecimentos para que eles possam ter uma vida digna lá fora”, disse o professor J.M.A. - Foto: Marcos Miranda/Governo do Tocantins

Com foco na capacitação, no trabalho e na renda da pessoa privada de liberdade, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio de sua Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, abriu na tarde dessa terça-feira, 27, uma turma de ensino profissionalizante, na Unidade Penal de Formoso do Araguaia, a fim de atender 14 presos de nove unidades diferentes do Estado. O curso que terá 180 horas/aula irá gerar 13 dias de remição na pena de cada um dos custodiados participantes.

O curso de Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial é parte do programaNovo Tempoe será realizado pelo projeto Monitoria PPL, no qual um preso ensina aos demais. Para este curso, o custodiado J.M.A. é quem ministrará as aulas, ele é da Unidade Penal de Palmas e foi selecionado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por meio de edital aberto, algo inédito no Sistema Penal tocantinense.

J.M.A. tem experiência por ter lecionado em escolas privadas e no Sistema S; na ocasião, ele explanou sobre a ementa do curso. “Vamos começar com elétrica básica, instalação, recuperação e desinstalação, gases e fluidos refrigerantes e muito mais. O meu grande foco é passar meus conhecimentos, para que eles possam ter uma vida digna lá fora”, vislumbrou.

Para o superintendente dos Sistemas Penitenciário e Prisional da Seciju, Orleanes Alves, o programaNovo Tempotem promovido uma nova realidade nos ambientes carcerários do Estado. “Conforme deliberação do Governo do Tocantins, temos ampliado as ações de capacitação nas Unidades Penais para que a pessoa privada de liberdade esteja apta ao trabalho e assim possa contribuir com a sociedade e também remir a pena, resultando na reinserção social efetiva”, afirmou.

Oportunidades

O diretor da Unidade de Formoso do Araguaia, Miller Azevedo, abriu o evento falando sobre as chances de mudança de vida que o curso oferece. “Quero desejar que todos vocês, os presos custodiados aqui e os que vêm de outros municípios, aproveitem esta oportunidade, suguem ao máximo o conhecimento do professor, pois ele é um excelente profissional e terá muito a repassar. Essa é uma grande oportunidade para vocês e para toda a sociedade, pois sairão daqui grandes profissionais”, discursou.

R.M.C, custodiado da Unidade Penal de Formoso do Araguaia, disse que a capacitação irá contribuir com o seu retorno ao mercado de trabalho logo que sair do sistema. “O curso aqui vai ser bom para mim, minha expectativa é muito boa. Eu estou saindo agora e esse profissionalizante vai facilitar para trabalhar na área”, afirmou agradecido.

Tocantins sendo referência

Durante a cerimônia que inaugurava o curso, a gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso da Seciju, Renata Duarte, que está à frente desta ação, falou sobre força de vontade e adesão aos projetos como o meio de mudança. “Hoje, o Tocantins é referência entre outros estados em educação e trabalho, graças aos profissionais do Sistema Penal e aos presos. Se vocês não quiserem, não há projeto milagroso que mude a realidade, ou seja, tem que querer”, falou.

No evento, estiveram presentes representantes do Sistema de Justiça e representantes da Secretaria de Educação do Município.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Gonçalo dos Campos - BA Atualizado às 23h12 - Fonte: ClimaTempo
21°
Pancada de chuva

Mín. 20° Máx. 27°

Sáb 27°C 19°C
Dom 28°C 20°C
Seg 28°C 19°C
Ter 28°C 20°C
Qua 28°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias