Sábado, 18 de Setembro de 2021
24°

Pancada de chuva

São Gonçalo dos Campos - BA

São Gonçalo Dia de comemorações

Solenidade marca o dia de comemorações pelos 137 anos de emancipação política de São Gonçalo

Prédio oficial da Prefeitura Municipal volta a funcionar

28/07/2021 às 11h37
Por: São Gonçalo Agora
Compartilhe:
Missa solene realizada pelo Pe. José Augusto, na igreja Matriz
Missa solene realizada pelo Pe. José Augusto, na igreja Matriz

Um dia de comemorações, assim estar sendo celebrado, neste dia 28 de julho, o aniversário de 137 anos de emancipação política de São Gonçalo dos Campos. Os festejos começaram com uma alvorada logo ao amanhecer e, às 8:30h teve início a missa solene realizada pelo Pe. José Augusto, na igreja Matriz. Após a missa, seguiu o cortejo ao som da Lira São-Gonçalense até a Câmara Municipal, onde este ano houve apenas o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e do município, e, em seguida partiram para o prédio oficial da Prefeitura Municipal da cidade, localizado na Avenida Hanibal Pedreira, inaugurado em 1933, que após mais de dez anos fechado, acontece sua reinauguração e reabertura.

A reforma foi iniciada timidamente na última gestão do ex-prefeito Antonio Dessa Cardoso (2012/2016), teve parte realizada também no final da gestão do ex-prefeito Carlos Germano (2017/2020), e agora, com a continuidade da atual gestão, o prédio encontra-se com sua reforma parcialmente concluída, restando apenas pouquíssimos trabalhos.

Estiveram presentes o presidente da câmara, Josué Oliveira, popularmente conhecido como Joca, e demais vereadores, o ex-prefeito Carlos Germano, assim como o atual prefeito, seu vice Rafael Mendes, secretários, a Guarda Municipal, Polícia Civil e Militar e uma pequena parte da sociedade civil.

São Gonçalo dos Campos

São Gonçalo dos Campos é um município brasileiro do estado da Bahia, localizado a 108 km da sua capital, Salvador, a cidade está na Região Metropolitana de Feira de Santana. Sua população estimada em 2020 era de 37 942 habitantes, sendo o segundo município mais populoso da RMFS. Conhecida como cidade Jardim, pelo seu alto índice de arborização e árvores centenárias. É banhado pelo Rio Jacuípe e possui uma vegetação que alterna Florestas Tropicais e Cerrados. Está geograficamente e historicamente no recôncavo baiano.

História

Com o aparecimento de uma imagem do Santo São Gonçalo na área denominada Campos da Cachoeira, no início do século XVIII, foi construído então uma capela com o nome de São Gonçalo do Amarante, em torno da qual se formou um arraial de Jesuítas e Nativos.

O Município criado então, com os territórios das freguesias de São Gonçalo dos Campos da Cachoeira e de Nossa Senhora do Resgate das Umburanas, que foram desmembrados de Cachoeira por Lei Provincial de 28.07.1884, chamando-se então São Gonçalo dos Campos. Em 1931, teve o nome simplificado para São Gonçalo, mas em 1943 Retomou a denominação atual. Antigamente os enfermos de tuberculose iam até a São Gonçalo, pois seu clima era considerado propício ao tratamento e existe arquivos e pessoas que comprovam que D.Pedro II passou por são gonçalo para se curar de tuberculose.

A sede, criada freguesia com a denominação de São Gonçalo dos Campos da Cachoeira, foi elevada em 1689 à categoria de cidade por Lei Estadual de 25.06.1895.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Gonçalo dos Campos - BA Atualizado às 07h57 - Fonte: ClimaTempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 19° Máx. 27°

Dom 28°C 20°C
Seg 28°C 19°C
Ter 28°C 20°C
Qua 28°C 20°C
Qui 30°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias