Sexta, 17 de Setembro de 2021
22°

Pancada de chuva

São Gonçalo dos Campos - BA

Justiça Tocantins

Custodiados iniciam curso de Pintura Imobiliária na Unidade Penal de Paraíso do Tocantins

Dos 15 participantes, seis são de Paraíso, os demais são de outras Unidades Penais do Estado

27/07/2021 às 18h20
Por: São Gonçalo Agora Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Dos 15 alunos participantes, seis são de Paraíso, os demais são de outras Unidades Penais do Estado - Foto: Marcos Miranda/ Governo do Tocantins
Dos 15 alunos participantes, seis são de Paraíso, os demais são de outras Unidades Penais do Estado - Foto: Marcos Miranda/ Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, abriu nova turma de curso profissionalizante de Pintura Imobiliária na Unidade Penal de Paraíso do Tocantins. O evento que ocorreu na segunda-feira, 26, faz parte do ProgramaNovo Tempoe tem como objetivo dar cumprimento à Lei de Execução Penal no que tange a assistência educacional, que compreende a formação profissional da pessoa privada de liberdade.

Com a participação de 15 alunos, sendo seis da Unidades Penal de Paraíso e os demais oriundos das Unidades Penais de Barrolândia, Porto Nacional, Araguacema, Guaraí, Colmeia, Arraias, Palmas, Augustinópolis e Cariri. O curso terá carga horária de 180 horas de aula e será ministrado por um custodiado da Unidade Penal de Palmas selecionado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Para o custodiado A.B.R., a expectativa de iniciar as aulas é grande. “Estou animado em começar as aulas para me capacitar, aprender uma nova profissão e praticar lá fora”, falou emocionado.

Objetivo

A gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso da Seciju, Renata Duarte, explicou que o curso tem como objetivo a capacitação profissional e a oportunidade de empregabilidade. “Mesmo com as condições peculiares, o ambiente carcerário deve ser entendido como um espaço educativo, conforme aponta a Resolução n° 03/2009, do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária”, assegurou.

Durante a cerimônia da aula inaugural, o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional do Tocantins, Orleanes Alves, falou sobre a ampliação das ações doNovo Tempopara ofertar mais capacitação e profissionalização para as pessoas privadas de liberdade. “Recebemos essa missão do governador Mauro Carlesse, por meio do secretário da Seciju, Heber Fidelis, e estamos fazendo o possível para ampliar as capacitações, pois além de ajudar na remição do preso, também traz uma devolutiva social”, afirmou.

Durante a ocasião, o chefe da Unidade de Paraíso, ofertante do curso de Pintura Imobiliária, Leandro de Oliveira Sá, fez o acolhimento dos cursistas das outras unidades. “Todos vocês são bem-vindos a participar deste curso que está se iniciando, ele será uma grande oportunidade. Aproveitem ao máximo, pois ele será ministrado com bons produtos e por meio de um profissional de excelência. O ensino é uma oportunidade que temos que aproveitar ao máximo”, garantiu.

O diretor da Unidade Penal de Arraias, Myller Bispo, falou que ficou muito contente com o convite feito pela Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso para participar do curso. “Estamos muito satisfeitos com o convite e temos certeza de que se trata de um ganho para todos”, ressaltou.

A diretora da Escola Estadual Idalina de Paula, Ana Maria Fernandes, que participou do momento, falou da importância do ensino. “Iremos, por meio de um novo roteiro de estudo, aumentar a oferta de ensino. É visível que o ensino tem papel fundamental na mudança e estamos muito felizes de estar aqui prestigiando essa nova proposta de aprendizagem que eles estão tendo acesso”, finalizou.

(Colaboração: Shara Rezende/Governo do Tocantins)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Gonçalo dos Campos - BA Atualizado às 21h31 - Fonte: ClimaTempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 20° Máx. 27°

Sáb 27°C 19°C
Dom 28°C 20°C
Seg 28°C 19°C
Ter 28°C 20°C
Qua 28°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias